Foco e Escopo

Revista Noctua

A revista Noctua, criada em 2009, é um periódico que disponibiliza ao meio científico artigos e trabalhos em História, sem restrições de temas mas com uma restrição para autores, a revista publica apenas artigos de Estudantes de Graduação em História e áreas afins, abrindo assim um canal de publicação para os historiadores em formação e incentivando a produção científica durante a graduação.

 

Políticas de Seção

Artigos

Recebemos artigos inéditos e originais sobre temas relacionados com os campos da história da historiografia, teoria e metodologia da história, filosofia especulativa da história, teorias históricas, filosofia do tempo, além de áreas afins. Frequentemente, a revista lança chamadas para artigos de dossiês temáticos. No ato da submissão, os autores devem indicar se os textos se destinam ou não a serem publicados em dossiê. Os artigos submetidos devem conter entre 28.000 e 54.000 caracteres com espaço, incluindo-se as notas e as referências bibliográficas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Recebemos três tipos de resenha de livros, filmes ou exposições de interesse para os campos da história da historiografia, teoria da história e áreas afins: resumo, crítica e/ou temática, que devem ter o máximo de 18.000 caracteres com espaço. As resenhas devem ter título, seguido pela referência bibliográfica completa da obra. Caso seja necessário, a bibliografia deve vir ao final da resenha, e as notas devem seguir os padrões editoriais da revista. Recomenda-se que as resenhas de livro escrito por um só autor apresentem uma avaliação crítica do trabalho à luz da literatura previamente existente sobre o tema.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Texto e documento historiográfico

A revista publica ou re-publica textos curtos que tenham valor documental da perspectiva da história da historiografia. Os documentos devem ser antecedidos por um pequeno texto de apresentação, escrito pelo autor da submissão. O conjunto (apresentação + documento) não deve ultrapassar os 80.000 caracteres com espaço. Recomenda-se entrar em contato com os editores antes de preparar a submissão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Também publicamos entrevistas com grandes especialistas nas áreas de interesse do periódico. As entrevistas devem contar com um texto introdutório acerca do entrevistado. O conjunto (apresentação + entrevista) deve conter de 27.000 a 54.000 caracteres com espaços. Recomenda-se entrar em contato com os editores antes de preparar a submissão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos, se considerados adequados em análises iniciais realizadas por um dos membros do Conselho Editorial , será avaliado pelo sistema "double blind review", por 02 (dois) avaliadores ad hoc, com título de Doutor e/ou Mestre e experiência na área a que se refere o texto.

Serão observados os seguintes aspectos nas análises dos textos:

- Clareza e objetividade das idéias (argumentação);
- Fundamentação teórica pertinente ao texto;
- Estruturação textual (coesão e coerência);
- Estruturação lógica (introdução/ desenvolvimento e conclusão);
- Cumprimento das normas da ABNT;
- Correção da língua portuguesa.

Os trabalhos aprovadas são revistos pelo avaliador e o pelo autor nos seus aspectos ortográficos e gramaticais, antes de sua publicação.

Periodicidade

revista Noctua é publicada semestralmente, você pode ter acesso aos artigos individuais de cada número, do primeiro ao atual, em Edições Anteriores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Administração da revista Noctua

A administração da revista Noctua é constituída de: Comitê Executivo, Conselho Editorial, Editor Chefe, Editor de Layout, Equipe de Edição e Avaliadores.

Comitê Executivo:
Definir as funções editoriais da revista. É a instância máxima consultiva e deliberativa. Composto pelo Coordenador do projeto "Revista Noctua e a Reescrita da História", do Chefe do Departamento de História da UnB do Editor Chefe.

Conselho Editorial:
Representar o periódico e emitir pareceres sobre a linha editorial da revista. Composto de Professores Doutores, Mestres e do Editor Chefe.

Editor Chefe:
O Editor Chefe atua em todos os aspectos de Gerenciamento da revista, em conjunto com os Editores, ajustando e configurando o sistema da revista, cadastrando usuários às várias funções editoriais, designando os avaliadores dos artigos, criando e definindo as políticas das seções, entre outras funções de gerência.

Editor de Layout:
Responsável pela preparação da composição dos documentos nos formatos apropriados para publicação eletrônica. Isto inclui a verificação dos formatos seguidos na redação do texto; a introdução dos cabeçalhos e a paginação.

Equipe de Edição:
Supervisiona o processo editorial; responsável pela organização dos conteúdos e pela publicação da revista.

Avaliadores:
Avaliar os artigos submetidos, devendo ser Doutores e/ou Mestres da área e afins, pertencentes aos quadros de instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, mediante convite e cadastro prévio.