Apontamentos sobre curadoria de arte na contemporaneidade

  • Silvia Miranda Meira
  • Edson Leite
Palavras-chave: curadoria de arte contemporânea, modos operandi da curadoria de arte no contexto contemporâneo, caraterísticas da arte contemporanea

Resumo

 Os discursos das praticas artísticas contemporâneas, aparentemente neutros, em territórios desenquadrados, configuram um conjunto de agentes e atores engajados diretamente com o sentido da arte, que trazem o signifi cado à cena. As metamorfoses contemporâneas trouxeram uma abundância de formas artísticas e uma vasta abordagem de temas  onde seus modos de discurso transformaram o locus da arte, em partilha do sensível, engajamento social, e, percepção de mundo. Os  subsídios ao entendimento dos conceitos que fundamentam a arte contemporânea são muitas vezes prescritos pelo projeto de curadoria  da exposição, o que possibilita aproximar o olhar para o seu entendimento. Da demanda conceitual (projeto de curadoria) ao mis en scène (solução ou prática), as intervenções contemporâneas, passando por ambientações e cenografias que lhe conferem a visualidade  pela crítica e mediação que fornecem informação, se inserem em propostas culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Aracy A. Textos dos trópicos de capricórnio: Bienais e artistas contemporâneos no Brasil, 2006.
BAUDRILLARD, Jean. A Arte da Desaparição. Rio de Janeiro: UFRJ: Núcleo de Tecnologia da Imagem, 1997.
CARVALHO, Ananda. Redes Curatoriais: procedimentos comunicacionais no sistema da arte contemporânea. Dissertação (mestrado em Comunicação e Semiótica), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014.
CASTILLO, Sonia Salcedo Del. Cenário da arquitetura da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
DERNIE, David. Espacios de exposición. Barcelona: Annablume, 2006.
FOUCAULT, Michel. Aesthetics, Method, and Epistemology. New York: The New York Press, 1998.
MADZOSKI, Vesna. De Cvratoribvs: da Roma Antiga aos tempos modernos. New York; Dresden, Antropos Press, 2013.
__________. A Invenção dos curadores, In: BARTHOLOMEU, Cezar, Maria Luisa (Ed.). Arte & Ensaios n. 28, Rev. Do PPGAV; EBA; UFRJ, dez 2014, p. 144-165.
MEIRA, Sílvia. A Estética Contemporânea. In AQUINO, Victor (Org.). Revista Estética. São Paulo: Afetos Estéticos, n. 13, jul-dez, 2016, p. 1-19.
__________. Apresentação. In POUSADA, Carmen (Org.). Arte Brasileira na Contemporaneidade. São Paulo: Ornitorrinco, 2016a.
OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEI Comunicação, 2010.
REZENDE, Renato; BUENO, Guilherme (Orgs.). Conversas com curadores e críticos de arte. Rio de Janeiro: Circuito, 2013.
RIFKY, Sarah. “What do you do exactly?”, Al-Mas-ry Al-Youm, 10 Jannuary 2011. Disponível em: . Acessado em 15 de junho de 2017.
Publicado
2018-10-29
Como Citar
Meira, S., & Leite, E. (2018). Apontamentos sobre curadoria de arte na contemporaneidade. Museologia & Interdisciplinaridade, 7(14), 188-195. https://doi.org/10.26512/museologia.v7i14.18394