Mudança de paradigma em museu de ciências:

coleções, exposição e mediação

  • Aline Portella Fernandes
  • Marília Forgearini Nunes
Palavras-chave: Comunicação museológica. Educação. Educação Ambiental. Exposição. Fauna marinha e costeira.

Resumo

O Museu de Ciências Naturais – MUCIN – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está localizado em Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul (RS). Especializado em fauna marinha e costeira, tem trabalhado em suas exposições temas relacionados à composição desses ecossistemas, ressaltando sua biodiversidade e discutindo sustentabilidade e conservação, bem como patrimônio cultural e natural. Discutimos nesse trabalho, a mudança de paradigma desse espaço a partir da construção do diálogo com seus visitantes, viabilizada através das exposições e ações educativas. A prática de tais atividades contribui para uma mudança e ampliação da função do MUCIN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2010, p. 13-22.
BRASIL. Estatuto de museus - Lei 11.904. 2009. Disponível em: . Acesso em: 02 jan. 2018.
FRAINER, Guilherme; HEISSLER, Vanessa L.; MORENO, Ignacio. A wandering Weddell seal (Leptonychotesweddellii) at Trindade Island, Brazil: the extreme sighting of a circumpolar species. 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ICOM- Internacional CouncilOfMuseums, Portugal. Definição de museu. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 jan. 2018.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 2002 [jan-fev.]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em 29 Ago. 2017.
LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica. 2. ed. Brasília: Hucitec, 2009.
PADRÓ, Carla. La museología crítica como una forma de reflexionar sobre losmuseos como zonas de conflicto e intercambio. IN: LORENTE, JesúsLorente;
ALMAZAN, David. Museología crítica y arte contemporâneo. Zaragoza::Prensas Universitarias de Zaragoza, 2003.pp. 51-70
PEREIRA, Alice et al. The first confirmed record of the White-capped Albatross Thalassarchesteadi in Brazil. 2016. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2018.
VARINE, Hugues de. A Respeito da Mesa-Redonda de Santiago. In: ARAðJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira. A Memória do pensamento museológico contemporâneo: Documentos e Depoimentos. São Paulo: Comitê Brasileiro do Icom, 1995. p. 17-25.
VYGOTSKY, L. S. A educação no comportamento emocional. In: ______. Psicologia Pedagógica. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, p. 127-148
WICKERT, Janaína Carrion et al. Revalidation of TursiopsgephyreusLahille, 1908 (Cetartiodactyla: Delphinidae) from the southwestern Atlantic Ocean. 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 dez. 2017.
WÜRDIG, Norma Luíza; FREITAS, Suzana Maria F. de. Ecossistemas e biodiversidade do Litoral Norte do RS. Porto Alegre: Nova Prova, 2009.
Publicado
2018-10-29
Como Citar
Fernandes, A., & Nunes, M. (2018). Mudança de paradigma em museu de ciências:. Museologia & Interdisciplinaridade, 7(14), 165-175. Recuperado de http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/18392
Seção
Dossiê Museus e Oceanos