Acervos de Arqueologia em Museus Marítimos:

casos do Brasil e do exterior

  • Cristiane Eugenia Amarante
Palavras-chave: acervos de arqueologia, arqueologia de ambientes aquáticos, arqueologia marítima, arqueologia pública, estudos de recepção.

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre acervos de arqueologia em museus marítimos no Brasil a partir de pesquisa no portal virtual do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e em sítios virtuais em que visitantes fazem comentários sobre locais visitados. As análises desses canais de comunicação mostrarão a forma como as instituições apresentam seus acervos e como o público observa essas exposições. O artigo discute também a ligação dessas instituições com as pesquisas voltadas para arqueologia de ambientes aquáticos desenvolvidas no Brasil. Além dos museus brasileiros, haverá uma explanação sobre como pesquisa arqueológica e exposição dialogam em museus estrangeiros, a partir de alguns casos específicos. Ao comparar realidades diferentes, temos um panorama mais completo sobre essas questões, o que permite a construção de novos olhares sobre os acervos e a compreensão dos desafios e potencialidades da musealização da arqueologia marítima em nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Luciana Bozzo. A Diáspora Africana no litoral Norte paulista: desafios e possibilidades de uma abordagem arqueológica. Dissertação de Mestrado em Arqueologia MAE/USP, São Paulo, 2016.
AMARANTE, Cristiane Eugênia. Refletindo sobre musealização: um encontro entre público e arqueologia marítima em Santos. Dissertação de Mestrado em Arqueologia MAE/USP, São Paulo, 2014.
BAVA DE CAMARGO, Paulo Fernando. Arqueologia das fortificações oitocentistas da planície costeira Cananéia/Iguape – SP. Dissertação de Mestrado em Arqueologia MAE/USP, São Paulo, 2002.
_________. Arqueologia de uma cidade portuária: Cananéia séculos XIX – XX. Tese de Doutorado em Arqueologia MAE/USP, São Paulo, 2009.
CALIPPO, Flávio. Os sambaquis submersos de Cananéia: um estudo de caso de arqueologia subaquática. Dissertação de Mestrado em Arqueologia MAE/USP, São Paulo, 2004.
_________. O surgimento da navegação entre os povos dos sambaquis: argumentos, hipóteses e evidências. Tese de Doutorado em Arqueologia MAE/USP, São Paulo, 2011.
CARVALHO, Jane Viana Almeida de. Um barco esquecido na praia: Arqueologia e simbologia do Barco da Galileia. Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2017.
COSTA, Marcia Jamille Nascimento. Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma Proposta de Pesquisa das Sociedades dos Oásis do Período Faraônico. Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2013.
CURY, Marília Xavier. Os usos que o público faz dos museus. a (re)significação da cultura material e do museu. MUSAS Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro: IPHAN, DEMU, v. 1, n. 1, p. 87-106, 2004.
__________. Comunicação museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. 2005. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
DURAN, Leandro Domingues. Arqueologia marítima de um bom abrigo. Tese de Doutorado em Arqueologia MAE/USP, São Paulo, 2008.
FONTOLAN, Marina. Arqueologia Subaquática e Questões de Gênero: uma leitura pós-moderna. Dissertação de Mestrado em História Instituto de Filosofia e Ciências Humanas UNICAMP, Campinas, 2015.
GARCIA CANCLINI, Nestor. O Patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional – Revista do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, n. 23, p. 94-115, 1994.
__________. Culturas Híbridas – estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p.283-350: Culturas híbridas, poderes oblíquos. Comentário: Heloísa Costa Milton (UNESP/Campus de Assis). Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2017.
GOULART, Luana Batista Galera de Jesus. Processos de formação arqueológicos de sítios de naufrágio: uma proposta sistemática de estudos. Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2014.
GUIMARÃES, Ricardo dos Santos. A arqueologia em sítios submersos: sítio depositário da enseada da Praia do Farol. Dissertação de Mestrado em Arqueologia MAE/USP, São Paulo, 2009.
GUSMÃO, Daniel Martins. Sítios arqueológicos de naufrágios da Baía de Todos os Santos, Salvador-BA: estudo de caso do Clipper Blackadder. Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2015.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
___________. Pistas para entre-ver meios e mediações. In: Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. Prefácio à 5ª edição castelhana incluída na reimpressão.
MOREIRA, Aline Rios Oliveira. Sob o mar da Bahia: estudo do naufrágio Nossa Senhora do Rosário e Santo André, séc. XVIIII, Salvador – BA. Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2017.
NOVAES, Luciana de Castro Nunes. A morte visível e a vida invisível: um estudo sobre o assentamento de Exu e a Paisagem Sagrada da Enseada de Água de Meninos, Salvador (Bahia). Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2013.
___________. A borda do mar como um lugar cultural: arqueologia de praias e a dialética étnico-marítima do patrimônio imaterial no sítio da Preguiça, Salvador/Bahia. Tese de Doutorado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2017.
OLIVEIRA, Rodrigo Ibson da Silva. Debaixo de cal e pedra: as relações socioeconômicas na Capitania de Itamaracá – 1654 – 1763. Dissertação de Mestrado em História Social da Cultura Regional UFRPE, Recife, 2014.
PORTO, Otávio Arruda. Arqueologia Marítima / Subaquática das Guerras Mundiais: sua aplicabilidade no Brasil. Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2013.
RAMBELLI, Gilson. A arqueologia subaquática e sua aplicação à arqueologia brasileira: o exemplo do Baixo Vale do Ribeira de Iguape. Dissertação de Mestrado em Arqueologia MAE/USP, São Paulo, 1998.
____________. Arqueologia subaquática do Baixo Vale do Ribeira – SP. Tese de Doutorado em Arqueologia MAE/USP, São Paulo, 2003.
ROSA, Roberta da Silva. Sergipe no contexto da Segunda Guerra Mundial (1942): uma abordagem da Arqueologia de Ambientes Aquáticos. Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2015.
SANTOS, Josué Lopes dos. Organização portuária da Ilha de Itamaracá entre os séculos XVI e XVII: articulações inter-regionais e internacionais. Dissertação de Mestrado em História Social da Cultura Regional UFRPE, Recife, 2013.
SANTOS, Luis Felipe Freire Dantas. Nas Águas do Velho Chico: por uma Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Baixo Rio São Francisco – Sergipe/Alagoas. Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2013.
SILVA, Bruno Sanches Ranzani da. Das ostras, só as pérolas: arqueologia pública e arqueologia subaquática no Brasil. Dissertação de Mestrado em Antropologia (concentração em arqueologia) UFMG, Belo Horizonte, 2011.
SILVA, Felipe Neves. A construção da paisagem aracajuana. Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFS, Laranjeiras, 2017.
SOUZA, Carlos Celestino Rios e. Identificação arqueológica de um naufrágio no lamarão externo do Porto do Recife, PE, Brasil. Dissertação de Mestrado em Arqueologia UFPE, Recife, 2007.
TORRES, Rodrigo de Oliveira. ... e a modernidade veio a bordo: arqueologia histórica do espaço marítimo oitocentista na cidade do Rio Grande/RS. Dissertação Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural UFPel, Pelotas, 2010.
SOUZA, Carlos Celestino Rios e. Arqueologia Subaquática: identificação das causas de naufrágios nos séculos XIX e XX na costa de Pernambuco. Tese de Doutorado em Arqueologia UFPE, Recife, 2010.
Sites
Espaço Cultural da Marinha / Museu Naval, Rio de Janeiro (RJ). Disponível em: . Acesso em 15 mar. 2018. Igualmente disponível em: . Acesso em 15 mar. 2018.
Museu Oceanográfico de Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, Arraial do Cabo (RJ). Disponível em: . Acesso em 15 mar. 2018. Igualmente disponível em: . Acesso em 15 mar. 2018.
Fundação Museu História Pesquisa e Arqueologia do Mar, São Sebastião (SP). Disponível em: . Acesso em 16 mar. 2018.
Igualmente disponível em: . Acesso em Acesso em 16 mar. 2018.
Museu Náutico da Bahia, Salvador (BA). Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2018. Igualmente disponível em: . Acesso em 17 mar. 2018.
Trip Advisor (Memorial do Porto e Arqueologia e Restauro, em Belém - PA). Disponível em: . Acesso em 17 mar. 2018.
Museu do Mar da Capitania, Ilhéus (BA). Disponível em: . Acesso em 18 mar. 2018. Igualmente disponível em: . Acesso em 19 mar. 2018.

Centro de Visitação Projeto de Arqueologia Subaquática, Florianópolis (SC). Disponível em: . Acesso em 19 mar. 2018. Igualmente disponível em: . Acesso em 20 mar. 2018.
Museu Marítimo, Santos (SP). Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018. Igualmente disponível em: . Acesso em 22 mar. 2018.
Casa do Homem do Mar, Bombinhas (SC). Disponível em: . Acesso em 22 mar. 2018. Igualmente disponível em: . Acesso em 24 mar. 2018.
Museu Náutico, Ilhabela (SP). Disponível em: . Acesso em 25 mar. 2018. Igualmente disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2018.
Mapa Cultural IBRAM. Disponível em: . Acesso em 27 mar. 2018.
Publicado
2018-10-29
Como Citar
Amarante, C. (2018). Acervos de Arqueologia em Museus Marítimos:. Museologia & Interdisciplinaridade, 7(14), 70-87. https://doi.org/10.26512/museologia.v7i14.18387
Seção
Dossiê Museus e Oceanos