Estudo da coleção de livros editados pela Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil da Biblioteca Central da Universidade de Brasília

Autores

  • Maria de Fátima Medeiros de Souza
  • Maria Margaret Lopes

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17417

Palavras-chave:

Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, Biblioteca Central da UnB, Colecionismo bibliográfico

Resumo

O artigo enfatiza a coleção de livros da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Essa coleção é formada por livros que pertenceram à quatro bibliófilos e constitui um conjunto importante para o estudo da Sociedade como um todo. A metodologia utilizada neste estudo parte das três fases propostas por Alberti (2005) para o estudo dos objetos das coleções museológicas. A primeira fase se refere à coleta e procedência; a segunda diz respeito à história do objeto dentro do acervo; a terceira contempla as exposições e as consultas do acervo pelo público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, J. A. Espaços da memória: um estudo sobre Pedro Nava. São Paulo: EdUSP, 1998.

ALBERTI, S.J.M.M. Objects and the Museum. FOCUS ”“ ISIS, 2005.

ATAS DAS REUNIÕES da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. Pasta 100. Fonte: Arquivo Museu da Chácara do Céu ”“ RJ.

BARAÇAL, A. B.; BANDEIRA, J.; MOUTINHO, S. Castro Maya Bibliófilo. Rio de janeiro: Editora Nova Fronteira, 2002.

BARRIOS, V. M. A modernidade do livro de arte brasileiro: a Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil na coleção de Obras Raras da UnB, Florianópolis: 17ª ANPAP, 2008.

DECLARAÇÃO DE MATRÃCULA na Confraria dos Bibliófilos brasileiros Cattleya Alba. 24 ago. 1944, Pasta 102, Doc. 2, F 1/1. Fonte: Arquivo do Museu Chácara do Céu ”“ RJ.

DULLES, J. W. F. Carlos Lacerda: a vida de um lutador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

JORNAL DIÁRIO DA NOITE, 28 de ago. 1952. Fonte: Hemeroteca Digital ”“ Biblioteca Nacional.

MINDLIN, José; LEÃO, Aristides Leão Pacheco. Relatório Biblioteca de Pedro Nava, 1984. Fonte: Arquivo da Biblioteca Central/ UnB.

AQUISIÇÃO DA BIBLIOTECA de Carlos Lacerda, s/d. Fonte: Arquivo Biblioteca Central ”“ BCE/UnB.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO de Obras Raras BCE. Fonte: Arquivo Biblioteca Central ”“ BCE/UnB.

RELATÓRIO: ATUALIZAÇÃO dos bens culturais da Universidade de Brasília, 2006/2007. Fonte: Arquivo da Casa de Cultura da América Latina.

EXPOSIÇÃO IMAGEM E PALAVRA: as publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, 2005. Fonte: Arquivo Casa de Cultura da América Latina ”“ CAL/UnB.

DECLARAÇÃO DE MATRÃCULA na Confraria dos Bibliófilos brasileiros Cattleya Alba, 1944, Pasta 102, Doc. 2, F 1/1. Fonte: Arquivo do Museu Chácara do Céu ”“ RJ.

GRYNSZPAN, M. Os idiomas da patronagem: um estudo da trajetória de Tenório Cavalcanti. Rio de Janeiro, FVG, CPDOC, 1º semestre, 1990.

HALLEWELL, L. O livro no Brasil: Sua história. 3ª Ed. São Paulo: EdUSP, 2005.

REIFSCHNEIDER, O. D. B. O livro como objeto museológico. Brasília: RICI: R. Ibero-amer. Ci.Inf.v.2, ago. /dez., 2009.

MATHIEU, J. L’object et ses contextes. Bulletin d‘histoire de la culture matérielle 26, pp. 7-17, 1987.

MURGUIA, E. I. O colecionismo bibliográfico: uma reflexão sobre o livro para além da informação. Bahia: VIII ENANCIB, 2009.

OLIVEIRA, E. D. G.; FERREIRA, A. W. A construção de um acervo: princípios e estratégias de classificação. São Paulo: UNESP, v. 9, p. 96-112, 2013.

FONSECA, E. N. Biblioteca Central da Universidade de Brasília: história com um pouco de doutrina e outro tanto de memórias. Brasília: R. Bibliotecon, 1973.

MINDLIN, J. E. Uma vida entre livros: reencontros com o tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SILVA, F. Critérios de seleção de Obras Raras adotados em bibliotecas do Distrito Federal. Dissertação (mestrado). Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.

INVENTÁRIO CARLOS LACERDA, 2000, p. 21. Fonte: Arquivo Biblioteca Central ”“ BCE/UnB.

VALLE, Clarimar Almeida. Divisão de Coleções Especiais ”“ BCE/ UnB, 2 out. 1995. Fonte: Arquivo Biblioteca Central ”“ BCE/UnB.

KNYCHALA, C. H. O Livro de arte brasileiro. Rio de Janeiro: Presença, 1981.

MATERIAL BIBLIOGRÁFICO sem processamento técnico na Biblioteca Central, 19 dez. 1986. Fonte: Arquivo Biblioteca Central BCE/ UnB.

ROMAIS, S. E. A literatura como fato social: instâncias e instituições que constroem o literário. Paraná: Universidade Estadual de Maringá Centro De Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado), 2006.

SPINELLI JUNIOR, J. A conservação de acervos bibliográficos & documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1997.

GONÇALVES, E. M. Estudo das estruturas das encadernações de livros do século XIX na coleção Rui Barbosa: Uma contribuição para a conservação ”“ restauração de livros raros no Brasil. Dissertação. Escola de Belas Artes ”“ UFMG, Belo Horizonte, 2008.

FERREIRA, A. W. et. al. Acervo de Arte: Universidade de Brasília. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2014.

PROJETO/EVENTO Seminário sobre Literatura brasileira: obras editadas pela”•Associação dos Cem Bibliófilos Brasileiros, 2005, p. 2. Fonte: Arquivo do Acervo Casa de Cultura da América Latina ”“ CAL/UnB.

PATRIMÔNIO ARTÃSTICO da UnB, 1997. Fonte: Arquivo da Casa de Cultura da América Latina ”“ CAL/UnB.

Downloads

Como Citar

Souza, M. de F. M. de, & Lopes, M. M. (2017). Estudo da coleção de livros editados pela Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Museologia & Interdisciplinaridade, 5(10), 239–257. https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17417

Edição

Seção

Artigos