The Ubiquitous Museum

Autores

  • Massimo Canevacci Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16777

Palavras-chave:

Museu Onipresente, Transmuseu, Constelação de Museus Imaginários, Etnografia multilocalizada, Sub - jetividades onipresentes

Resumo

Este artigo enfoca a fluidez dos espaços, materiais/intangíveis, da experimentação cultural com o objetivo de indagar sobre histórias, pesquisar presentes, imaginar futuros. Uma constelação em movimento de museus imaginários elabora uma “etnografia multilocalizada” para multiplicar e conectar uma constelação de objetos/sujeitos potenciais, enfocando e realizando espaços onipresentes e temporalidades oportunas. Do ponto de vista metodológico, o artigo adota a noção de George Marcus da etnografia multilocalizada que ele define como “uma possível experimentação com etnografias em vários locais que exploraria dois ou mais deles e mostraria suas interconexões ao longo do tempo e simultaneamente” (1995). Ela conectará a antropologia, a arte e a arquitetura, incluindo o trabalho do arquiteto anglo-iraniano Zaha Hadid, da artista brasileira Néle Azevedo e do professor da língua dos índios bororós Kleber Meritororeu. O Museu Onipresente tentará teoricamente executar tal projeto multilocalizado, valendo-se da experiência no exílio de Edward Said que configura “formas não essenciais da política cultural” (2006). Além disso, ao discutir o conceito de Transmuseu ou Constelação de Museus Imaginários, o artigo apresentará noções tais como metodologia espantada, composições antropológicas, subjetividades onipresentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Massimo Canevacci, Universidade de São Paulo

Professor of Cultural Anthropology at the University of Rome “La Sapienza”. Visiting Professor in the
University of São Paulo “IEA-USP”.

Referências

ADORNO, T.W. Negative Dialektik, Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1966.

ADORNO, T.W. Aestetische Theorie, Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1970.

ADORNO, T.W. e MANN, T. Briefwechsel 1943-1955. Suhrkamp Verlag: Frankfurt am Main, 2002.

ANDRADE, O. Manifesto Antropofagico, Roma, Meltemi, 1999.

APPADURAI, A. The Social Life of Things, Cambridge University Press, New York, 1986.

BATESON, G. Steps to an Ecology of Mind. Chicago and London: University of Chicago Press, 1972.

BENJAMIN, W. Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierarkeit, Suhrkamp Verlag, Frankfurt, 1955.

BENJAMIN, W. Briefe, Frankfurt am Main, Suhrkamp; trad. it. 1978, Lettere 1913-1940, Torino, Einaudi, 1966.

BENJAMIN, W. Des Passagen-Werk, Frankfurt am Main, Suhrkamp Verlag, 1982.

BETSKY, A. e ADIGARD E. Architecture Must Burn, Ginko Press, San Francisco, 2000.

BRATU HANSEN, M. Cinema and Experience. S. Krakauer, W.Benjamin, T.W.Adorno, University of California Press, Berkeley, LA, London, 2012.

CANEVACCI, M. The Line of Dust. The Bororo Culture between Tradition, Mutation and Self-representation, Canon Pyon, Sean Kingston Publ., 2013a

CANEVACCI, M. SincretiKa. Explorações nas artes contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 2013b

CANEVACCI, M. Digital Auratic Reproducibility: Ubiquitous Ethnographies and Communicational Metropolis, in “An Ethnography of Global Landscapes and Corridors” (edited by Loshini Naidoo), Rijeka, InTech Publisher, 2012.

CANEVACCI, M. Body-corpse: eXtreme youth cultures for eXterminated arts, in “The Young Aggressive. Refractory Character of Contemporary Art in Russia”, Musashino Art University, Tokyo, 2008.

CANEVACCI, M. Hybridentities, in Hybrid-Living in Paradox, “Ars Electronica”, Hatje-Cantz ed., Linz , 2005.

CANEVACCI, M. A cidade polifonica. Ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana, Studio Nobel, São Paulo , 1992 (2011 3ª ed.).

CANEVACCI, M. Image Accumulation and Cultural Syncretism, in "Theory, Culture & Society", vol.9 n.3, Sage Publication, London, Newbury Park and New Delhi, 1992.

DELL HYMES, H. Anthropology and Poetry, «Dialectical Anthropology», n. 2-4. , 1986.

DURHAM, J Cowboys and … In Avatar n. 3, Roma, Meltemi, 2000.

FAUBION J.D.-Marcus G.E. (ed). Fieldwork is not what it used to be. Learning Anthropology’s Method in a Time of Transition. Ithaca: Cornel University, 2009.

FREUD, S. Das Unheimliche, Gesammelte Werke XII. Frankfurt am Main, 1919.

GOLDBERG, R. A Arte da Performance. São Paulo: Martins Fortes, 2006.

HADID, Z. Recent Work. In: Noever, P. et al. Architecture in Transition. Munich: Prestel Publishing, 1991.

HERSCH, J. Storia della filosofia come stupore, Milano, B. Mondadori, 2002.

JENEMANN, D. Adorno in America, University of Minnesota Press, 2007.

KOHL, K.H. Introduction, in The End of Anthropology?, Jebens and Kohl (eds) Wantage: Sean Kingston Publishing, 2011.

KOOLHAAS, R. (ed.). Project on the City 2, Koln, Taschen, 2001.

KRACAUER, S. The Mass Ornament, Harvard University Press, Cambridge (Mass.), 1995.

LEACH, E., Culture and Communication, Cambridge, Cambridge University Press, 1976.

LUECKE, S. Performing Arts Centre Abu Dhabi by Zaha Hadid, 1995. http://desmena.com/?p=49

MARCUS, G. Ethnography in/of the World System: the Emergence of Multi-sited Ethnography, in: Annual Review of Anthropology, 1995. 24:95-110.

MARCUS, G. E., FISCHER, M. Anthropology as Cultural Critique. Chicago and London: University of Chicago Press, 1986.

MUDLER, A. Transurbanism. Rotterdam: V2_Publishing, 2002.

OOSTERHUIS, K. Hyperbodies, Toward an e-motive architecture, Basel, Birkhauser, 2003.

PESSOA, F. O eu profundo e os outros eus, Nova Froneira, Rio de Janeiro, 1980.

ROBERTSON, R. Globalisation: Social Theory and Global Culture, London, Sage Publication, 1992.

Rosaldo, R. Culture and Truth. Boston: Beacon Press, 1989.

SAID, E. W. On Late Style, New York, Vintage Books, 1986.

SASSEN, S. The Global City: New York, London, Tokyo, Princeton, Princeton University Press, 2001.

SOBCHACK, V. Meta-morphing, Minneapolis, University of Minnesota Press, 2000.

TEDLOCK, D. The Spoken Word and the Work of Interpretation, University of Pennsylvania Press, 1983.

TURNER, V. From Ritual to Theatre. New York: Performing Arts Journal Publ., 1982.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

Canevacci, M. (2015). The Ubiquitous Museum. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(7), 130–150. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16777

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, Recepção e Público