Uma Ousadia

Cadeia Solidária Binacional do Pet

Autores

  • Nelsa Inês Fabian Nespolo Cooperativa Univens e da Cooperativa Central Justa Trama

Palavras-chave:

Ousadia; Cadeia Solidária; Integração entre trabalhadores; Rotagonismo; Cadeia bi nacional

Resumo

Há um preconceito de que a Economia solidária, formada geralmente por pobres ou comunidades excluídas, desenvolve uma economia do pobre para o pobre, isto é, pequena e que não tem ousadia. A cadeia solidária Binacional do Pet vem para dizer exatamente o contrário, visto que os seus participantes tiveram a ousadia de construir uma visão estratégica de longo alcance. Essa estratégia engloba várias etapas de produção, envolve trabalhadores de diversos setores produtivos, organiza cooperativas e associações em centrais e vence barreiras municipais, estaduais e também nacionais. A cadeia binacional encanta os gestores públicos, desacomoda as assessorias e coloca os trabalhadores catadores como protagonistas. Porém, o tempo desses trabalhadores nem sempre é o tempo da gestão pública, o que torna a caminhada mais lenta e a conquista mais tardia. Essencialmente, essa cadeia se encarregou de juntar cooperativas de catadores em centrais para transformar as garrafas de pet em flacks, enviá-los ao Uruguai para transformá-los em pluma e, depois, retornar para a cooperativa têxtil para fazer fio e tecido de pet, o qual chegaria às várias cooperativas de confeccao.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelsa Inês Fabian Nespolo, Cooperativa Univens e da Cooperativa Central Justa Trama

Costureira. Diretora presidente da Cooperativa Univens e da Cooperativa Central Justa Trama, Vice-presidente da Unisol Brasil, autora do livro “Tramando certezas e Esperanças” e  Diretora de Economia Solidária no Governo Estadual de Tarso Genro de 2011 a 2014.

Referências

SINGER, P. Entrevista. Caderno de Psicologia Social Do Trabalho, São Paulo, v. 6, p. 109-111, dez. 2003. Disponível em . Acesso em 16 maio 2014.

Downloads

Publicado

2016-07-08

Como Citar

Nespolo, N. I. F. (2016). Uma Ousadia: Cadeia Solidária Binacional do Pet. Mundo Do Trabalho Contemporâneo, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/mtc/article/view/7258

Edição

Seção

Debate Acadêmico