Balanço do projeto “Fortalecimento de Redes de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária” dez/13 à set/17

  • Maria da Penha Lage Camargo Prefeitura Municipal de Joinville
  • Sandra Fae Coordenação Nacional da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária
  • Valéria Blumer Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, da Prefeitura de Osasco - SP
  • André Luís Ferreira Silva Superintendência de Economia Solidária da Bahia
  • Raquel Sobral Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (CEAPG)
Palavras-chave: Rede de Gestores; Políticas Públicas; Fortalecimento da Rede de Gestores

Resumo

O “Projeto Fortalecimento de Redes de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária” CONVÊNIO MTE/SENAES Nº 00059/2013 – SICONV Nº 795123/2013 desenvolvido pela UNITRABALHO. Tal projeto veio de encontro às necessidades da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária em fortalecer esta política em todo território nacional, formando, capacitando e formando uma rede de contatos entre os gestores desta política. Os objetivos do projeto foram: Intercâmbio entre gestores e gestoras e as universidades; Sistematização das experiências; Formulação de novas iniciativas, articulações de políticas públicas e o Fortalecimento da Rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Penha Lage Camargo, Prefeitura Municipal de Joinville

Pós graduada e especializada em Gestão da Política de Assistência Social pelo Instituto Spei Tecnologia e Desenvolvimento ltda. Pós graduada e especializada em Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente – USP. Assistente Social na Prefeitura Municipal de Joinville/SC.

Sandra Fae, Coordenação Nacional da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária

Pós-graduada em Sócio Psicologia pela Fundação e Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Especialista
em Condução de Grupos e Planejamento Estratégico. Foi Secretária Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura do Município de Osasco/SP, Integra a Coordenação Nacional da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária. Atuou como técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE foi Secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo do Município de São Paulo, Gestão Prefeito Fernando Haddad até dezembro de 2016, atualmente atua com assessora para Municípios, iniciativa privada e entidades da Sociedade Civil organizada e apoia a Secretaria Executiva da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária.

Valéria Blumer, Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, da Prefeitura de Osasco - SP

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá, e Pós graduanda em Gestão de Projetos Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul (conclusão dez 2017). Atualmente é coordenadora técnica do Projeto “Fortalecimento de Redes de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária”, na Fundação Unitrabalho (2014 até os dias atuais). Tem experiência com execução administrativa e de projetos, na gestão do Programa Osasco Solidária, e chefe administrativa no Gabinete da secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, da Prefeitura de Osasco, assim como no apoio da secretaria executiva da rede de Gestores de (2009 à 2014).

André Luís Ferreira Silva, Superintendência de Economia Solidária da Bahia

Graduado em Marketing pela Estácio de Sá; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNIFACS; Especialista em gestão Pública e Sociedade: Ênfase em Economia Solidária, pela Universidade Federal do Tocantins; Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, pela Universidade Federal da Bahia; Membro da Superintendência de Economia Solidária da Bahia.

Raquel Sobral, Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (CEAPG)

Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo ( 2008-2011), Mestrado em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV (2013-2015) e Doutorado em andamento no mesmo programa. Atualmente é Pesquisadora no Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (CEAPG) atuando principalmente nos seguintes temas: Ação Pública e Políticas Públicas, Economia Solidária, Poder e Desenvolvimento Local, Arranjos institucionais, Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade.

Referências

ARRUDA, Marcos (org), Intercambiando Visiones Sobre Uma Economia Responsable, Plural Y Solidaria – ERPS. 2008

“Projeto Fortalecimento de Redes de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária” CONVÊNIO MTE/SENAES Nº 00059/2013 – SICONV Nº 795123/2013

Sistematização dos resultados do Projeto “Fortalecimento de Redes de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária”. Unitrabalho 2017
Publicado
2017-10-26
Como Citar
CamargoM. da P. L., FaeS., BlumerV., SilvaA. L. F., & SobralR. (2017). Balanço do projeto “Fortalecimento de Redes de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária” dez/13 à set/17. Mundo Do Trabalho Contemporâneo, 2(2), 420-436. Recuperado de http://periodicos.unb.br/index.php/mtc/article/view/7209
Seção
Reflexões sobre a prática