Invólucros Contemporâneos

O plástico no ecossistema sob a luz da performance, da videoinstalação e da fotografia

Autores

  • Rodrigo Torres PPGAV - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v3i4.26001

Resumo

O projeto Invólucros Contemporâneos é inspirado na concepção de que um novo continente, formado por um gigantesco conglomerado de dejetos plásticos, se compõe gradualmente no Oceano Pacífico. A investigação artística conduzida visa lançar uma reflexão sobre a relação entre o homem contemporâneos e os materiais sintéticos utilizados como invólucros e embalagens em seu cotidiano. A proposta consiste em criar cenários e objetos confeccionados a partir de materiais plásticos e promover uma interação de pessoas com essa matéria sintética. A ação desenvolvida a é documentada através de fotografias e vídeos. O resultado final é apresentado em papel fotográfico, em vídeo e também na forma de videoinstalações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Torres, PPGAV - UnB

Rodrigo Torres é fotógrafo e videasta. É. Possui bacharelado em Cinema pela UFF, em Psicologia pela UFRJ e é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Artes Visuais da UnB. Estudou fotografia, pintura, videoarte e História da Arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Exibiu suas obras em coletivas de importantes instituições como Casa França Brasil, Museu da República, Galeria de Arte da UFF, Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, Galeria 406 e Galeria A Casa da Luz Vermelha, sendo premiado pelos críticos Luiz Camilo Osório e Marcio Doctors no concurso UniversidArte XIV. No ano de 2015, foi convidado a participar da Semaine de l'Amérique Latine et des Caraïbes em Lyon (França) e no ano seguinte realizou a sua primeira exposição individual em Paris.

Em 2014, participou do intercâmbio internacional com a École Nationale Supéurieure des Beaux-Arts de Paris e no ano subsequente foi selecionado para o programa de residências artísticas da Association Jour et Nuit Culture (Paris), onde manteve um ateliê de trabalho durante 1 ano.

Downloads

Publicado

2019-07-10

Como Citar

Torres, R. (2019). Invólucros Contemporâneos: O plástico no ecossistema sob a luz da performance, da videoinstalação e da fotografia. METAgraphias, 3(4). https://doi.org/10.26512/mgraph.v3i4.26001

Edição

Seção

oBRa (ou) ALGo