Cartas ao mar... De experiências que nos habitam: Narrativas de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8226

Palavras-chave:

Narrativa, Formação, Leitura

Resumo

Este trabalho pretende, através de um relato parcial de seu desenvolvimento e resultados, discutir e analisar a importância das narrativas de formação de professores no âmbito da pesquisa educacional. Nessa perspectiva, a pesquisa aqui relatada foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do DF, Brasília, que atende o segmento do ensino fundamental de primeiro ao quinto ano e buscou identificar e analisar concepções de professores de ensino básico sobre suas experiências de leitura ao longo de sua trajetória escolar, bem como compreender a existência ou não de um diálogo destas com suas práticas pedagógicas atuais no ensino de leitura. Nessa direção, utilizou-se um enfoque de pesquisa baseado em narrativas de formação e escritas de si através de temas e propostas relacionados aos objetivos da pesquisa. Uma dessas propostas consistiu num pedido aos professores que escrevessem uma carta a professores que tenham sido, de alguma forma, marcantes no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem da leitura. Nesta perspectiva, para ampliarmos essa discussão, traremos a contribuição de Benjamin, que vai aprofundar as relações entre experiência e narrativa, e de Vygotsky e Bakhtin, que compreendem a linguagem como organizadora do pensamento e planejadora da ação, permitindo um distanciamento dos acontecimentos imediatos e da nossa própria vida. O fato dos professores terem privilegiado situações não diretamente relacionadas a processos de ensino e aprendizagem da leitura, mas a aspectos da relação professor e aluno, pode indicar que para estes docentes tais relações parecem ter um maior peso nas suas trajetórias de formação.

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Biografia do Autor

Eda Maria de Oliveira Henriques, Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal Fluminense, possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), formação em Psicanálise pela Sociedade de Estudos Psicanalíticos Latino Americanos, mestrado (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). 

Mônica Maria de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Professora assistente do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação, na área de Psicologia da Educação. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Gama Filho (1988) , especialização em Alfabetização pela UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei (1998) e em Psicopedagogia (1999) através do convênio CEP (Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro) e a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006).

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Publicado

02.02.2018

Como Citar

Henriques, E. M. de O., & Azevedo, M. M. de. (2018). Cartas ao mar. De experiências que nos habitam: Narrativas de formação docente. Linhas Crí­ticas, 23(51), 311–328. https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8226

Edição

Seção

Dossiê: Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação

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