O lugar do marxismo na formação do educador

Autores

  • Susana Jiménez Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE
  • Laurinete Gonçalves Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE
  • Luis Barbosa Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3311

Palavras-chave:

Marxismo;, Pedagogia;, Formação do educador

Resumo

O artigo toma por base uma pesquisa desenvolvida no campo da formação do educador, com vistas a aferir a presença/ausência do marxismo no curso de pedagogia. Os dados foram coletados por meio do exame de programas disciplinares, questionários e entrevistas aplicadas a professores do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Os resultados apontam a formação do professor crítico-reflexivo como o eixo dominante do curso, conforme o entendimento da maioria dos professores, enquanto a crítica marxista comparece nesse contexto de forma rarefeita e, no mais das vezes, assaz problemática. Não obstante o processo desqualificatório que varreu o marxismo dos espaços acadêmicos, este parece fundamentar, numa perspectiva devidamente unitária e revolucionária, o desenvolvimento de duas disciplinas do curso tomado como objeto de estudo. O artigo reafirma a relevância do marxismo e defende um projeto de educação que aponte para a superação do capital.

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Biografia do Autor

Susana Jiménez, Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Doutora em Educação pela United States International University (1982), com pósdoutorado em Educação, pela Unicamp (1993). Professora do Centro de Educação e Diretora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“IMO da Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Laurinete Gonçalves, Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Pedagoga. Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO da Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Luis Barbosa, Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Pedagogo. Pesquisador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO da Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

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Publicado

30.06.2007

Como Citar

Jiménez, S., Gonçalves, L., & Barbosa, L. (2007). O lugar do marxismo na formação do educador. Linhas Crí­ticas, 12(23), 189–204. https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3311

Edição

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