A incalibrável competência socioemocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24582

Palavras-chave:

Currículo, Políticas públicas, Neoliberalismo, Competência socioemocional

Resumo

Neste texto, os autores discutem a noção de competência socioemocional a luz da ideia, construída com Derrida, de que a educação é uma resposta ao chamado da alteridade. Partindo da BNCC e de documentos políticos exarados por organismos multilateriais - como OCDE e ONU/Banco Mundial -, os autores argumentam que está em curso uma atualização de uma retórica que submete a educação à linguagem econômica e a modelos sistêmicos. Trazendo o exemplo de projeto em desenvolvimento junto a professores de redes de ensino em quatro cidades brasileiras, os autores defendem a necessidade e a urgência de políticas públicas situadas, centradas na experiência escolar e nas interrelações que aí ocorrem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Rezende Lemos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Guilherme Augusto Rezende Lemos

É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, na área de currículo, com a tese "O sujeito descentrado e a educação como estética", sob a orientação da Professora Elizabeth Fernandes de Macedo, com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade do Porto - Portugal, bolsa FAPERJ, agosto a dezembro de 2011. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, currículo, didática, formação de professores, cultura e filosofia. Professor do Programa Programa de pós graduação em Educação da UERJ - PROPED.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0518-6719

Elizabeth Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Elizabeth Macedo

Possui graduação em Química pela UERJ, mestrado e doutorado em Educação, respectivamente pela UFRJ e UNICAMP. Tem pós-doutorado pela University of British Columbia. Atuou como Visiting Scholar na University of British Columbia, na Columbia University e na New York University (estágio sênior, CNPq, 2019). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem atuação na administração do sistema de ciência e tecnologia, seja na Universidade, seja em agências de fomento. É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista 1A do CNPq e procientista da FAPERJ/UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença do CNPq. Suas pesquisas em andamento têm se concentrado em mapear as redes de demandas (ou de poder) em ação durante a elaboração de currículos nacionais, bem como como durante os processos de implementação nos estados.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4886-8709

Referências

Anderson-Levitt, K. (2017). Global Flows of Competence-based Approaches in Primary and Secondary Education. Cahiers de la recherche sur l’éducation et les savoirs, 16 (1): 47-72.

Banco Mundial. (2011). Orientações pós-crise. http://siteresources.worldbank.org/EXTANNREP2011/Resources/8070616-1315497380273/P_Chapter1_PostcrisisDirections.pdf

Banco Mundial. (2017). Um ajuste justo: uma análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. https://cdn.oantagonista.net/uploads/2017/11/Banco-Mundial-Um-Ajuste-Justo.pdf

Banco Mundial. (2019). Atlas of Sustainable Development Goals From World Development Indicators 2018.

Benevides-Pereira, A.M.T. (2012). Considerações sobre a síndrome de burnout e seu impacto no ensino. Boletim de Psicologia, 2012, Vol. LXII, Nº 137: 155168. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v62n137/v62n136a05.pdf

Brasil, MEC. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf

Carvalho, R. S. de, Silva, R.R.D. da. (2017). Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, 63, 173-190. http://www.scielo.br/pdf/er/n63/1984-0411-er-63-00173.pdf

CNPq. (2016). Chamada CNPq nº 22/2016 – Pesquisa e Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Brasília: CNPq, 2016. http://resultado.cnpq.br/8345324771782023

Derrida, J. (1989). Psyche: inventions of the Other. In Waters, L.; Godzich, W. (eds). Reading de man reading. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Derrida, J. (2010). Força da lei. São Paulo: Martins Fontes.

Diáz-Barriga, A. (2018). A prova Pisa: idealização, cidadania global, imposição cultural e ausência de impacto pedagógico didático. In Ortigão, M.I.R. (Org.) Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o Pisa. Curitiba: CRV, p. 19-38)

Foucault, M. (2010). Nascimento da Biopolítica. Lisboa: Edições 70.

Grumet, M. (1981). Restitution and reconstruction of educational experience: an autobiographical method for curriculum theory. In: Lawn, M.; Barton, L. (Orgs.). Rethinking curriculum studies. Londres: Croom Helm.

Hekman, S. (2014). The feminine subject. Cambridge: Polity Press.

Lemos, G. A. R. (2014). O sujeito descentrado e a educação como estética. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UERJ/ProdEd.

Lemos, G. A. R. (2019). Currículo e docência: regulação e escape. In Macedo, E.; Menezes, I. (Org.). Currículo, política e cultura: conversas entre Brasil e Portugal. Curitiba: CRV, 41-56.

Lins, L. M. (2013). Economia e Educação: um estudo da relação entre estrutura produtiva e demandas educacionais nas regiões metropolitanos de São Paulo e Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH – USP.

Macedo, E. (2018). A teoria do currículo e futuro monstro. In Lopes, A.; Siscar, M. (Org.) Pensando a política com Derrida: responsabilidade, tradução e porvir. São Paulo: Cortez, p. 153-177.

Mackinsey & Company. (2017). Fatores que influenciam o sucesso escolar na América Latina: Relatório 2015. https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/industries/social%20sector/our%20insights/what%20drives%20student%20performance%20in%20latin%20america/fatores-qu-port.ashx

Miller, J. L. (2005). Sounds of silence breaking: women, autobiography, curriculum. New York: Peter Lang.

Nascimento, E. (2018). O debate Foucault e Derrida: políticas da interpretação. In Lopes, A.C.; Siscar, M. (Orgs.). Pensando a política com Derrida: responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, p. 13-37.

Ortigão, M.I.R. (Org). (2018). Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o Pisa. Curitiba: CRV.

Rodrigues, C. E. S. de L. (2015). Habilidades socioemocionais: a ocde e seu projeto de governança educacional global. 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis:ANPEd. https://educacaoemocional.com.br/wp-content/uplo ads/2018/07/Anped-Habilidades-socioemocionais-a-OCDE-e-seu-projeto-de-go vernança-educacional-global.pdf

Downloads

Publicado

10.07.2019

Como Citar

Lemos, G. A. R., & Macedo, E. (2019). A incalibrável competência socioemocional. Linhas Crí­ticas, 25, e24582. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24582

Edição

Seção

Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.