Currículo e Avaliação da Aprendizagem: Políticas e Práticas na sua relação com a Melhoria (apresentação)

Palavras-chave: Currículo, Avaliação da Aprendizagem, Políticas, Práticas

Resumo

Políticas de educação e de avaliação das aprendizagens têm seguido distintos sentidos embora, de um modo geral, todas justificadas para promoverem melhorias, face ao reconhecimento da complexidade que atravessa a sociedade em geral e os sistemas educativos, em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlinda Leite, Universidade do Porto

Carlinda Leite é Professora Emérita da Universidade do Porto, Portugal, e investigadora sénior do Centro de Investigação e Intervenção na Educação (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Neste centro de pesquisa, ela preside a linha temática "Avaliação para a melhoria da qualidade educacional". Foi anteriormente Diretora da FPCEUP (de 2005 a 2007 e de 2009 a 2010) e presidente do Programa de Doutorado em Educação. Sua pesquisa se concentra em estudos de currículo, políticas educacionais, avaliação e qualidade da educação, avaliação de aprendizagem, formação de professores, ensino no ensino superior e educação e multiculturalidade. Ela também está interessada em educação em engenharia, inovação pedagógica, e b-learning, tecnologias e educação. Ela liderou vários projetos de pesquisa colaborativa financiados, por exemplo 'Direitos de Qualidade e Educação: Estratégias Institucionais na Era da Globalização' (2014-2016), no âmbito do Acordo Brasil-Portugal, 'Excelência e Inovação no Ensino Superior: Aprender a Conhecer e Alcançar a Mudança de Paradigma na Universidade do Porto' (2010- 2012), apoiado pelo Ministério da Educação de Portugal. No âmbito da Agência Portuguesa para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, preside aos painéis nacionais de avaliação e acreditação dos cursos de pós-graduação em Educação / Ciências da Educação. Ela também participou de painéis de avaliação de cursos nacionais na Croácia e na Lituânia. Ela atua como consultora e revisora ​​externa para órgãos de formulação de políticas. Ela publicou 22 livros e monografias e mais de 200 artigos acadêmicos e capítulos de livros. Seu trabalho recente aparece em periódicos como Journal of E-Learning e Knowledge Society, Estudos em Avaliação Educacional, Professores e Professores, Pesquisador Educacional da Ásia-Pacífico, European Journal of Engineering Education. 

Email: carlinda@fpce.up.pt. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9960-2519

 
Preciosa Fernandes, Universidade do Porto

Preciosa Fernandes é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal, e membro do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção na Educação da Universidade do Porto, um centro de investigação financiado pelos portugueses. Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). No CIIE, ela é vice-diretora do grupo de pesquisa KIDE. É Diretora do Curso de Mestrado em Educação em Saúde (em parceria com a Faculdade de Medicina da UPORTO). Preciosa Fernandes é doutorada em Educação pela Universidade do Porto, no âmbito das políticas e práticas curriculares no ensino básico. Ela supervisiona estudantes de doutorado e mestrado em diversas áreas. Seus principais domínios de pesquisa científica são: políticas e práticas curriculares, avaliação educacional e escolar, formação de professores e desenvolvimento profissional, necessidades especiais e educação em saúde e pedagogia no ensino superior. Ela participou de vários projetos externos de pesquisa nacionais e internacionais sobre essas questões. Actualmente, lidera a equipa portuguesa de um projecto Erasmus +, “Xeno Tolerance - Supporting VET Teachers and Trainers para Prevention Radicalization”. Ela também está envolvida em “NAOS - Capacidade Profissional para Lidar com a Diversidade” e em “Certificado em Auditoria de Responsabilidade Social Universitária”, ambos financiados pelo Erasmus + (KA2). Ela foi, até 2015, co-diretora do Observatório de Vida das Escolas da CIIE (OBVIE), e tem uma vasta experiência em pesquisa e interacção em / com uma vasta gama de escolas primárias e secundárias. Desde 2008, atua como avaliadora da Inspecção-Geral da Educação em Portugal. Ela é revisora ​​de periódicos nacionais e internacionais. Sua pesquisa foi amplamente publicada em revistas nacionais e internacionais e também é coautora de vários livros, com foco em educação, avaliação de currículo e aprendizagem, e autor de um livro focado na política de currículo.

Paulo Marinho, Universidade do Porto

Universidade do Porto

Publicado
2019-07-10
Como Citar
Leite, C., Fernandes, P., & Marinho, P. (2019). Currículo e Avaliação da Aprendizagem: Políticas e Práticas na sua relação com a Melhoria (apresentação). Linhas Críticas, 25. https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23943
Seção
Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem