PIBID: Inserção de futuros professores de matemática no ensino escolar com vistas a minimizar o choque com a realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23110

Palavras-chave:

PIBID, Inserção Profissional, formação de professores, Iniciação à Docência

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as ações desenvolvidas por um programa brasileiro de iniciação à docência (PIBID) bem como suas contribuições para a minimização do futuro choque com a realidade vivenciado por professores em início de carreira como apontam os estudos sobre esta etapa do desenvolvimento profissional. Para tanto foram realizadas entrevistas e observou-se que a vivência no contexto escolar tornou a carreira docente mais atrativa e contribui significativamente para a minimização do futuro choque com a realidade. De posse dos dados coletados, concluímos que as políticas públicas voltadas à formação de professores podem contribuir para a superação do déficit de profissionais e propiciar espaços e experiências formativas diferenciadas, que considerem a escola como locus da aprendizagem docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto

Doctor en Educación Matemática. Profesor del Programa de Posgrado en Educación Matemática de la Universidad Federal de Ouro Preto (UFOP).

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidad Católica de São Paulo

Doctora en Psicologia de la Educación. Profesora del Programa de Estudios de Posgrado en Educación Matemática de la Pontifícia Universidad Católica de São Paulo (PUC/SP).

Referências

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994) Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

Brasil. (2009). Decreto Nº 6.755 – Política Nacional de Formación de Profesionales del Magisterio y de la Educación Básica – de 29 de enero de 2009. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/Decreto/D6755.htm

Capes. (2010). Edicto Nº 018/2010/CAPES. http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

Capes. (2013). PIBID, Informe de Gestión. Extraído el 3/2016, de la Dirección de Formación de Profesores de la Educación Básica DEB: 2013. http://capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/1892014-relatorio-PIBID.pdf

Ferreira, L.A., & Reali, A.M. de M. R. (2015). Aprendendo a ensinar e a ser professor: contribuições e desafios de um programa de Iniciação à Docência para professores de educação física. Anais de la 28ª Reunión anual de ANPEd. Caxambu: ANPEd.

Foerste, E. (2005). Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez.

Gama, R. P. (2007). Desenvolvimento Profissional com apoio de Grupos Colaborativos: o caso de professores de Matemática em início de carreira. Tesis (Doctorado en Educación Matemática), FE-Unicamp, Campinas.

Huberman, M. (1995). O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, A. (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora.

Manrique, A.L. (2012). Iniciação à Docência: uma experiência de estágio em licenciatura de matemática e física. Coleção Textos FCC, n. 35, p. 63-127.

Silva, M. C. M. (1997). O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. In: Estrela, M.T. (org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, p. 51-80.

Tancredi, R. P. (2009) Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar.

Tinti, D. da S. (2012) PIBID: um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de Licenciatura em Matemática da PUC-SP. Tesina (Máster en Educación Matemática) – Programa de Estudios Posgraduados en Educación Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Publicado

20.02.2019

Como Citar

Tinti, D. da S., & Manrique, A. L. (2019). PIBID: Inserção de futuros professores de matemática no ensino escolar com vistas a minimizar o choque com a realidade. Linhas Crí­ticas, 25, e23110. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23110

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.