Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19701

Palavras-chave:

Ciência-Tecnologia-Sociedade, Educação Científica, Neutralidade da Ciência

Resumo

Neste artigo defendemos que o endosso à concepção de neutralidade da ciência-tecnologia (CT) pode fragilizar a participação da sociedade em processos decisórios sobre temas e problemas reais condicionados pelo desenvolvimento científico-tecnológico. Neste sentido, consideramos importante a verbalização de silenciamentos associados à suposta neutralidade da CT e que envolvem reflexões sobre: à origem, concepção e direcionamento da CT; os conhecimentos mobilizados para a resolução de problemas sociais; e, questões valorativas internalizadas na CT. Diante disso, além de uma discussão sobre a suposta neutralidade da CT, sua relação com o movimento e a educação CTS, apresentamos, por meio da análise da produção da área de ensino de ciências, sinalizações de verbalização desses silenciamentos. Dessas reflexões, destacamos perspectivas e desafios atrelados à verbalização dos silenciamentos e a necessidade de investigações centradas nas potencialidades de práticas educativas para a superação da concepção de neutralidade da CT. Perspectivas essas, no nosso entender, fundamentais para a constituição de uma cultura de participação.

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Biografia do Autor

Suiane Ewerling da Rosa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professora na área de Física Geral/Ensino de Física na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Barreiras e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências na Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve pesquisas na área de Educação em Ciências/Física, com ênfase em Currículo, Ciência-Tecnologia-Sciedade (CTS), Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS), Abordagem Temática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Roseline Beatriz Strieder, Universidade de Brasília

Professora do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB) e orientadora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências nessa mesma universidade. Desenvolve pesquisas na linha Educação Científica e Cidadania, fundamentadas pelos pressupsotos da Educação Ciência-Tecnologia-Sciedade (CTS) e do educador Paulo Freire.

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Publicado

11.02.2019

Como Citar

Rosa, S. E. da, & Strieder, R. B. (2019). Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação. Linhas Crí­ticas, 25, e19701. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19701

Edição

Seção

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade

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