Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Linhas Críticas é, desde 2011, uma publicação quadrimestral da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e de seu Programa de Pós-Graduação. A partir de 2014 passou a circular somente no formato on line. Avaliada como "B1" pela classificação Qualis/Capes publica artigos inéditos de autores e autoras brasileiros e estrangeiros, que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema. Aceita trabalhos teóricos e empíricos de diferentes áreas e linhas de pesquisa em educação, assim como artigos científicos sobre questões atuais em educação com, no máximo, três autores. A política de seções da revista contempla as seguintes categorias: dossiê temático, artigos, resenhas, homenagens e entrevistas. A revista receberá para publicação artigos em português, espanhol, francês e inglês, já revisados em seu idioma de origem. Artigos publicados em outros países e de relevância para o contexto educacional brasileiro poderão ser traduzidos e publicados com a indicação do Comitê Editorial. Linhas Crítica orienta os autores para a integridade ética dos artigos submetidos, dando crédito às fontes consultadas. Constituem condutas inapropriadas na produção do artigo: o plágio, a fraude, a falsificação de dados, duplicidade e segmentação de resultados, autoria indevida, conflito de interesses, entre outros. As teses e posições reproduzidas nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente as opiniões do Conselho Editorial.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tema: Educação Profissional e tecnológica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Homenagens

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Especial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Outros temas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Proposta de dossiê - 2014

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Consultores

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Instruções aos autores

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Texto

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê 2015 - Antropologia e Educação

Editores
  • Ana de Albuquerque Moreira
  • Carlos Lopes de Sousa
  • Catarina Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê 2015: Formação de Professores: propostas e concepções

Editores
  • Ana de Albuquerque Moreira
  • Carlos Lopes de Sousa
  • Catarina Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê:Estudos Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) e Educação

Editores
  • Ana de Albuquerque Moreira
  • Carlos Lopes de Sousa
  • Catarina Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê 2016 - Propostas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê 2016 - Juventude, Educação e Trabalho

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Linhas Críticas Os originais serão apreciados de acordo com as normas do periódico. Os avaliadores não terão conhecimento do nome e da afiliação institucional do autor e vice-versa.

Etapas de avaliação:

1) Quanto à forma: o manuscrito será apreciado, numa primeira etapa, por pelo menos dois membros do Comitê Editorial que verificarão a sua adequação aos critérios gerais da revista e à política editorial. Serão recusados artigos que: a) se configurarem como simples revisão bibliográfica; recorte de dissertação, tese, projeto ou relatório de pesquisa sem a devida adaptação; b) forem excessivamente descritivos e pouco analíticos; c) não apresentarem contribuição significativa para a área de educação; d) se encontrarem fora do formato de artigos científicos publicados em periódicos de Educação; e) não seguirem as normas técnicas da Revista Linhas Críticas (formatação, citações e referências). Artigos aprovados nesta fase seguirão para a etapa seguinte.

2) Apreciação por pares: os artigos serão avaliados por dois especialistas da área temática (membros do Conselho Editorial ou Consultores ad hoc) que pertencem a diferentes instituições, estados e países. Serão emitidos pareceres descritivos, podendo o artigo ser aceito, indicado para reformulação e nova submissão, recusado ou sugerido para publicação em outra revista. Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer.

3) Revisão e adequação do trabalho às normas da revista: Quando aceito para publicação e finalizadas as correções e adequações por parte dos autores, o texto passará por uma revisão e editoração, sendo encaminhado pelos editores para a publicação online e impressa.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Linhas Críticas

Linhas Críticas foi criada em 1995 com o objetivo de divulgar a produção científica de docentes e pesquisadores da Universidade de Brasília, como também editar artigos de autores de outros centros de investigação do Brasil e do exterior. Conta, desde o início, com um Comitê e Conselho Editorial qualificado, reconhecido nacional e internacionalmente.

A revista está filiada à ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos. Foi submetida progressivamente ao processo de avaliação Qualis/Capes, recebendo o indicativo de qualidade B1. Conta com apoio financeiro da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação. Ao longo desses anos também recebeu recursos do CNPq, do Ministério da Educação e da Representação no Brasil da UNESCO. Em seus quinze anos de existência, a revista já logrou reunir um respeitável acervo de trabalhos científicos produzidos por docentes e pesquisadores pertencentes a diversas universidades ou centros de pesquisa nacionais e internacionais.

 

Bases de Dados

EDUC@ - Periódicos online de educação - metodologia SCIELO (Fundação Carlos Chagas - Brasil)

REDALYC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal


 

Indexadores

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Electronic Journals Library (Universität Regensburg - Alemanha)

IRESIE - Índice de Revistas de Educación Superior y Investigación Educativa (UNAM - México)

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (UNAM - México)

DIADORIM - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Ibict - Brasil)

BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (Inep - MEC - Brasil)

BVE - Biblioteca Virtual de Educação (Inep - MEC - Brasil)

CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (UNAM - México)

Periodicos· - Portal Periódicos CAPES (Capes - MEC - Brasil)

DOAJ - Directory of Open Access Journals - LUND University (Suécia)

FRANCIS - France Institut de l'Information Scientifique et Technique (Inist - CNRS - França)

 

Conselho Editorial

Conselho Internacional


Enrique Leff

Universidade Nacional Autônoma do México - Cidade do México, México

Juan Casassus

UNESCO - Santiago, Chile

Licínio Carlos Viana Silva Lima 

Universidade do Minho - Minho, Portugal

Maurice Tardif

Université de Montréal - Quebec, Cánada

Myrian Feldfeber

Universidad de Buenos Aires - Buenos Aires, Argentina

Roberto Aparici Marino

Universidad Nacional de Educación a Distancia - Madri, Espanha

William Arnold Corsaro 

Indiana University - Bloomington, EUA

Uwe Flick

Freie Universität Berlin - Berlin, Alemanha

 

Conselho Nacional

Afrânio Mendes Catani

Univerisidade de São Paulo - São Paulo, SP

Ana Maria Fonseca de Almeida

Universidade Estadual de Campinas - Campinas, SP

 

Célio da Cunha

 

UNESCO - Brasil

Daniela Barros da Silva Freire Andrade

Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá, MT

Gilberto Lacerda dos Santos

Universidade de Brasília - Brasília, DF

Iria Brzezinski 

Universidade Católica de Goiás - Goiânia, GO

Jacques Rocha Velloso

Universidade de Brasília - Brasília, DF

Lucídio Bianchetti

Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, SC

 

Márcia Abádia da Silva

 

Universidade de Brasília - Brasília, DF

Márcia Ângela da Silva Aguiar

Universidade Federal de Pernambuco – Recife,  PE

Maria Beatriz Moreira Luce

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

Meirecele Calíope Leitinho

Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - CE

Olgaíses Cabral Maués

Universidade Federal do Pará - Belém - PA

Ralph Ings Bannel

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, RJ