Foco e Escopo

A Revista Linhas Críticas (ISSN impresso 1516-4896  / ISSN eletrônico 1981-0431), criada em 1995 e sediada na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), é uma publicação contínua (ahead of print) e anual (jan-dez), direcionada a pesquisadores, professores e estudantes da área educacional para fomentar o debate, a reflexão e a divulgação de produção científica nos âmbitos nacional e internacional.

 Avaliada em 2019 como "A3" pela classificação Qualis/Capes , publica artigos inéditos brasileiros e estrangeiros que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem dos temas propostos, resultantes de pesquisas científicas, com foco em temáticas da área educacional, bem como resenhas de livros, ensaios teóricos, entrevistas e homenagens a profissionais da educação. 

Assim, recebemos artigos em português, espanhol, francês e inglês, já revisados em seu idioma de origem. Artigos publicados em outros países e de relevância para o contexto educacional brasileiro poderão ser traduzidos e publicados com a indicação do nosso Comitê Editorial.

A revista é publicada on-line desde 2007, com acesso universal e gratuito, no Portal dos Periódicos da UnB, sob responsabilidade da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). 

 

O título da revista é Linhas Críticas, devendo ser assim utilizado em referências e citações.

 

Não serão avaliados artigos:

- De revisões bibliográficas

- Encaminhados concomitantemente para mais de uma revista

- Simultâneos (dois ou mais artigos de um mesmo autor)

- De um mesmo autor ou coautor em intervalos menores de três edições

 

Taxa de APC's

 A Linhas Críticas não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges — APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores.

 

Revisão pelos Pares /Peer review

Após a submissão e o desk review, os textos serão submetidos à avaliação double blind peer review (duplo-cego), que consiste na análise de, pelo menos, dois pareceristas externos (outra instituição ou país) às cegas (sem a identificação de autoria e pareceristas) com emissão dos pareceres.  

  

Política de Acesso Livre

A Linhas Críticas oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Acesso Aberto (Open Journal Systems — OJS)

O portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), sistema de código livre gratuito para a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU — General Public License.

 

Copyright (c) 2019 Revista Linhas Críticas

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Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Arquivamento

A Linhas Críticas utiliza o sistema LOCKSS para acesso ao conteúdo a longo prazo. As bibliotecas participantes podem criar e alimentar periodicamente seus arquivos permanentes para a preservação e restauração de suas revistas, em caso de sinistro de servidores locais. Os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana.

 

Bases de Dados e Indexadores

BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (Inep - MEC - Brasil)

BVE - Biblioteca Virtual de Educação (Inep - MEC - Brasil)

CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (UNAM - México)

DIADORIM - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Ibict - Brasil) 

DOAJ - Directory of Open Access Journals - LUND University (Suécia)

EDUC@ - Periódicos online de educação - metodologia SCIELO (Fundação Carlos Chagas - Brasil)

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Electronic Journals Library (Universität Regensburg - Alemanha)

FRANCIS - France Institut de l'Information Scientifique et Technique (Inist - CNRS - França)

IRESIE - Índice de Revistas de Educación Superior y Investigación Educativa (UNAM - México)

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (UNAM - México)

Periodicos - Portal Periódicos CAPES (Capes - MEC - Brasil)

Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal 

  

Identificadores digitais 

Utilizamos os seguintes identificadores:

DOI 

Digital Object Identifier: Identificador de Objeto Digital. É um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Este identificador, composto de números e letras, é atribuído ao objeto digital para que este seja unicamente identificado na Internet.
 

ORCID

O ORCID fornece um identificador digital persistente que o distingue de qualquer outro pesquisador e, através da integração em fluxos de trabalho de pesquisa, como manuscrito e submissão de subsídios, suporta ligações automatizadas entre você e suas atividades profissionais, garantindo que seu trabalho seja reconhecido. Descubra mais

 

Os signatários da Declaração de San Francisco sobre Avaliação da Pesquisa apoiam a adoção das seguintes práticas na avaliação da pesquisa:

 https://sfdora.org/read/pt-br/ 

 

Financiamento

 CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

FAPDF - Fundação e Apoio a Pesquisa do Distrito Federal

 

 

Licença Creative Commons
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