Linhas Críticas



Imagem para capa da revista

Notícias

 

Edital para seleção de propostas de dossiês temáticos - 2016

 

A revista Linhas Críticas convida os interessados a apresentarem propostas de dossiê para publicação no ano de 2016. O envio das propostas com artigos necessariamente completos deverá ocorrer entre 01 de março e 31 de maio de 2015, segundo os critérios de publicação estabelecidos pelo conselho editorial da revista, que se encontram especificados neste Edital. Os proponentes do dossiê devem ser professores e pesquisadores de instituições de ensino superior nacional ou estrangeiras, com título de doutor, que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática em que o dossiê está sendo proposto. Os currículos Lattes/CNPq dos proponentes devem estar disponibilizados na ocasião da avaliação das propostas.

 Orientações para a organização do dossiê

 A proposta de dossiê deve estar constituída por um mínimo de seis e o máximo de oito artigos completos sobre temática que expresse atualidade e relevância para a área de educação. Não serão aceitas propostas de dossiês constituídas apenas pelo resumo do artigo.

1)    Os artigos do dossiê elaborados por autores e autoras brasileiros e estrangeiros devem ser inéditos e atender as diretrizes normativas de publicação da revista, disponíveis em: http://periodicos.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/about e as instruções aos autores para a redação do artigo: http://periodicos.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/9581/7065

 2)    Os autores devem estar vinculados a instituições de diferentes regiões do Brasil e do exterior, permitindo-se a inclusão de, no máximo, dois trabalhos do Distrito Federal.

 3)    No caso de artigos internacionais, poderão ser enviadas versões em inglês ou em espanhol para a etapa de avaliação. Artigos em outros idiomas deverão ser traduzidos previamente.

Obs.: Em caso de aprovação, o organizador do dossiê ficará responsável pela tradução dos artigos em língua estrangeira (exceto os textos em língua espanhola), zelando pela qualidade da tradução.

 4)    Não serão aceitas propostas de dossiê de temáticas que já foram publicadas nos quatro últimos volumes da revista, que compreendem os anos 2011 a 2014 e nem aqueles três temas que serão publicados em 2015, a saber: Antropologia e Educação, Estudos Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) e Educação e Formação de Professores: Propostas e Concepções.

 5)    Os dossiês aprovados serão publicados no ano de 2016, acompanhados de outros artigos provenientes da demanda contínua da revista.

Inscrições

1)    A proposta de dossiê deve ser encaminhada em arquivo único, salvo em PDF, pelo sistema de submissão on-line, através deste endereço: <http://periodicos.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/login>.

2)    No link "proposta de dossiê", devem constar as seguintes especificações: título, justificativa do tema do dossiê, seguidos dos artigos completos com o nome dos autores, instituição e endereço.

3)    Os dados biográficos dos proponentes do dossiê devem ser apresentados na ficha cadastral, no sistema, no momento da submissão da proposta. Propostas com dados cadastrais incompletos serão desclassificadas.

4)    Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta de dossiê.

5)    O proponente será caracterizado como organizador e poderá encaminhar um artigo  como autor no dossiê.

 Responsabilidades do proponente:

 1)      Encaminhar a proposta pelo sistema de submissão on-line, através do endereço <  http://periodicos.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/login >.

2)      Em caso de aprovação da proposta, solicitar aos autores que encaminhem os seus artigos em formato Doc ou Docx pelo sistema de submissão on-line, através do endereço < http://periodicos.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/login >. Os autores devem preencher todos os dados cadastrais solicitados pelo sistema.

Obs.: Os organizadores do dossiê devem certificar-se da qualidade dos artigos e se estes atendem as diretrizes de publicação da revista.

3)      Em caso de necessidade, solicitar aos autores o ajuste dos artigos segundo as orientações de formatação de texto estabelecidas pela revista.

4)      Acompanhar os procedimentos de edição de texto junto aos editores, especialmente no que se refere ao contato com os autores.

5)      Escrever a apresentação do dossiê, assegurando o cumprimento dos prazos.

Avaliação das propostas

Numa primeira etapa, a proposta será conferida pela equipe administrativa da revista, levando em consideração as normas estabelecidas acima, as diretrizes de publicação de artigos da revista e as normas de avaliação do Qualis/Capes para periódicos.

As propostas homologadas serão analisadas pelo comitê editorial da revista, que irá observar os seguintes aspectos: a) atualidade e relevância da temática do dossiê para a área educacional; b) caráter de ineditismo dos artigos e dos resultados de pesquisa apresentados; c) diversidade institucional, regional e internacional dos autores dos artigos.

Numa segunda etapa, será realizada a avaliação individualizada dos artigos por pareceristas ad hoc da revista. Em caso de desaprovação de mais de um artigo, a proposta será reavaliada pelo comitê editorial da revista, podendo ser recusada nessa fase.

O presente Edital aprovará, no máximo, duas propostas de dossiê para publicação em 2016. O resultado da avaliação será divulgado, por e-mail, até 60 (sessenta) dias após o fechamento das inscrições. Após a divulgação do resultado, os autores terão 15 (quinze) dias para o encaminhamento dos artigos em versão Doc ou Docx pelo sistema e para o preenchimento dos dados cadastrais.

 Brasília, 28 de novembro de 2014.

Equipe Editorial

Contatos E-mail: rvlinhas@unb.br

 
Publicado: 2013-12-15 Mais...
 
Outras notícias...

v. 20, n. 42 (2014): Narrativas de Formação


Capa da revista


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN impresso 1516-4896 | ISSN eletrônico  1981-0431     

Patrocínio: 

 

 

Esta revista está indexada  em: 


    Elektronische Zeitschriftenbibliothek                        

Free Counters  - número de acessos desde 08/2012