A mulher Tenetehára contemporânea: identidade étnica, gênero e movimentos sociais

Autores

  • Cintia Maria Santana da Silva Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão
  • Marci Fileti Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbla.v11i1.26442

Palavras-chave:

Discurso. Mulher Tenetehára contemporânea. Identidade étnica. Gênero. Movimentos sociais.

Resumo

O artigo analisa a construção da identidade da mulher Tenetehára contemporânea que, atualmente, projeta-se nacional e internacionalmente a partir de seu protagonismo nos movimentos sociais. A análise proposta, baseada nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, mostra que o discurso recente de valorização da identidade indígena/da mulher indígena, que tem nos movimentos sociais seu destaque máximo, funcionaria potencializando o protagonismo que a mulher Tenetehára já tem dentro de seu próprio grupo. De fato, são as relações de força no interior do universo sociocultural Tenetehára organizadoras das relações de gêneros (posições da mulher/homem), os elementos determinantes para a constituição da identidade, da posição discursiva, dessa mulher. As relações de gênero no contexto sócio-histórico-ideológico Tenetehára, que se constituem por uma “flexibilidade” entre as posições da mulher e do homem, permitiria a mulher Tenetehára ocupar posições tradicionalmente masculinas. Os deslocamentos entre essas posições são tolerados e até mesmo desejados, pois vão funcionar garantindo a força da coletividade Tenetehára.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Maria Santana da Silva, Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão

Mestra pelo Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas ”“ PROFLLIND, do Museu Nacional-UFRJ. É Vice-coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão (AMIMA), Conselheira da União das Mulheres Indígenas da Amazônia (UMIAB) e Secretaria Executiva da Coordinadora de las Organizaciones Indígenas de la Cuenca Amazónica (COICA).

Marci Fileti Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas ”“ PROFLLIND, do Departamento de Antropologia - Museu Nacional-UFRJ.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Silva, C. M. S. da, & Martins, M. F. (2019). A mulher Tenetehára contemporânea: identidade étnica, gênero e movimentos sociais. Revista Brasileira De Linguística Antropológica, 11(1), 101–128. https://doi.org/10.26512/rbla.v11i1.26442

Edição

Seção

Artigos