A AMPLIAÇÃO DO PROJETO MULHERES INSPIRADORAS COMO AÇÃO COLETIVA DE RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DO GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i3.17770

Resumo

Com base nos postulados da Análise de Discurso Crítica, este estudo buscou investigar o modo como formas simbólicas contrárias a assimetrias podem ser textualmente materializadas e se constituir como um modo de resistência. O corpus de investigação consiste na exposição oral proferida pela autora do Projeto Mulheres Inspiradoras na aula inaugural do “Curso Projeto Mulheres Inspiradoras: educação para a transformação social”. O percurso metodológico foi o da pesquisa qualitativa interpretativista; e as categorias analíticas representação de atores sociais, intertextualidade, estrutura genérica, avaliação e modalidade orientaram as análises linguísticas e interdiscursivas. Os resultados apontam para a construção de representações do momento de ampliação do Projeto Mulheres Inspiradoras como ação coletiva de resistência e de identificações das/dos cursistas como intelectuais transformadores e parceiros na construção de um novo paradigma educacional.

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Biografia do Autor

Valéria Gomes Borges Vieira, SEEDF

Sou professora de educação básica da rede pública de ensino do Distrito Federal, desde 2009, mestre em Línguística pela UnB, especialista em língua portuguesa, pela Universidade Castelo Branco e em coordenação pedagógica, pela UnB, com graduação em Letras/Português, pela Universidade da Amazônia. 

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

Vieira, V. G. B. (2018). A AMPLIAÇÃO DO PROJETO MULHERES INSPIRADORAS COMO AÇÃO COLETIVA DE RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DO GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(3), 185–204. https://doi.org/10.26512/les.v19i3.17770