POR UMA PEDAGOGIA QUE LIBERTE TODAS AS CORES: O PROJETO MULHERES INSPIRADORAS E SEU POTENCIAL PARA O ENFOQUE EM DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUAIS

the project Mulheres Inspiradoras and its emancipatory potential for gender and sexual dissents

Autores

  • Emmanuel Henrique Souza Rodrigues Universidade de Brasília
  • Iran Ferreira de Melo

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i3.17722

Resumo

Este artigo trata de desdobramentos possíveis (e esperados) do Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI), desenvolvido nas escolas públicas do Distrito Federal. A aplicação do projeto demonstrou potencialidade para abordar subalternizações que não apenas a de gênero, como étnico-raciais e sexualidade. Para discussão teórica sobre estes desdobramentos, apresentamos a abordagem queer, a noção de dissidências de gênero e sexualidade, a pedagogia crítica e a análise de discurso crítica. Para discussão metodológica, apresentamos análises linguístico-discursivas iniciais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Plano Nacional de Educação e analisamos o Projeto Político Pedagógico modelo para o DF; na sequência, focamos em produções decorrentes da aplicação do PMI. O confronto das análises indica potencialidades de uma abordagem positiva das questões relacionadas a representações e identificações das dissidências de gênero e sexualidade, construindo abordagem mais eficiente e eficaz no processo de emancipação social dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Iran Ferreira de Melo

Professor de Língua Portuguesa e Linguística, doutor em Letras / Filologia e Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo - 2013), mestre em Letras / Linguística (Universidade Federal de Pernambuco - 2007) e licenciado em Letras / Língua Portuguesa (Universidade Federal de Pernambuco - 2004). Desenvolve atividades acadêmicas sob os paradigmas da Linguística Queer, Análise Crítica do Discurso e da Linguística Aplicada ao ensino de língua portuguesa como idioma materno. Atualmente, é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde coordena o Outras Palavras - Núcleo de Estudos em Teoria Crítica do Discurso; bem como é pesquisador do Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso (NEAC) e do Projeto História do Português Paulista (PHPP), ambos da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

Rodrigues, E. H. S., & Melo, I. F. de. (2018). POR UMA PEDAGOGIA QUE LIBERTE TODAS AS CORES: O PROJETO MULHERES INSPIRADORAS E SEU POTENCIAL PARA O ENFOQUE EM DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUAIS: the project Mulheres Inspiradoras and its emancipatory potential for gender and sexual dissents. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(3), 164–184. https://doi.org/10.26512/les.v19i3.17722