A gramática da experiência de adolescentes sobre o lugar onde vivem

Autores

  • Miguel Angelo Moreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7539

Resumo

O propósito aqui é analisar quais as escolhas lexicais realizadas por adolescentes para representarem o lugar onde vivem. O enfoque teórico insere-se na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), com base em Halliday & Matthiessen (2014), e do Sistema de Avaliatividade (SAv), desenvolvido por Martin e White (2005). Os dados empíricos de natureza qualitativa foram obtidos junto a uma escola pública do Distrito Federal. A investigação faz parte dos estudos desenvolvidos no Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (DP-CNPq). Os resultados preliminares apontam que os adolescentes representam as ruas como lugar de medo, insegurança e fragilidade para o convívio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Angelo Moreira, Universidade de Brasília

Doutorando da UnB, realizo pesquisa na linha "Discursos, Representações Sociais e Textos"; faço parte do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (CNPq), da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), da Rede Latinoamericana de Análise do Discurso da Pobreza Extrema (REDLAD), do Grupo de Estudos "A Linguística Sistêmico-Funcional como instrumental teórico-metodológico para análise do discurso" e dos projetos "Discurso, Gramática e Contexto Social: por uma rede de interdisciplinaridade" e "Meu nome, minha identidade: das práticas discursivas aos eventos de letramento voltados para adolescentes e idosos". Sou graduado em Licenciatura em Letras Português e respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (2004), especialista em Gramática pelo Instituto de Ciência Sociais e Humanas - Centro de Ensino Superior do Brasil (2006) e mestre em Lingüística pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente, exerço o cargo de Professor Classe A de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e atuo como tutor do curso de Letras à Distância da Universidade Aberta do Brasil. Possuo quatro artigos publicados em livros.

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação, Assessoria de Comunicação Social. Brasília: MEC, ACS, 2005.

CHOULIARAKI, Lilie e FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinbourg: Edinbourg University, 1999.

CUNHA, Maria Angélica e SOUZA, Maria Medianeira. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

EGGINS, Suzanne. An introduction to systemic functional linguistics. New York ”“ London: Continuum, 2004.

EGGINS, Suzanne e SLADE, Diana. Analysing casual conversation. London: Cassel, 1997.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse. Textual analysis for social research. London and New York: Routledge, 2003.

GHIO, Elza e FERNÁNDEZ, Ma. Délia. Manual de linguistica sistêmico funcional: el enfoque de M.A.K. Halliday y R. Hasan: aplicaciones a la lengua española. 1ª edição ”“ Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2005.

HALLIDAY, M. A. K. e MATTHIESSEN, Christian. An introduction to functional grammar. 4ª ed. Londres: Arnold, 2014.

MARTIN, James Robert e WHITE, Peter. The language of evalution: Appraisal in English. London: Palgrave Macmillan, 2005.

MOREIRA, Miguel Ângelo. Ruptura familiar e pobreza: a gramática da experiência no discurso de adolescentes. Dissertação inédita (Mestrado em Linguística) ”“ Programa de PósGraduação em Linguística, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

________, Miguel Ângelo. A gramática da experiência no discurso de adolescentes: da ruptura familiar parcial às ruas. In: SILVA, Denize Elena G. da; LEAL, Maria Christina D.

PACHECO, Marta Carvalho de N. Discurso em questão: representação, gênero, identidade, discriminação. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.

________, Miguel Ângelo. Gêneros textuais, identidade, interpretação e produção textual: interpretando e construindo valores a partir de oficinas de letramento. Projeto desenvolvido numa escola da rede pública de ensino de Santa Maria, no Distrito Federal, Brasília, 2012.

NOVO, Helerina A. De fatos e espetáculos: o imaginário social sobre a violência na Grande Vitória-ES. In: Violência, exclusão social e desenvolvimento humano: estudos em representações sociais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. p. 39-54.

VIAN JR, Orlando; SOUZA, Anderson Alves; ALMEIDA, Fabíola A.S.D.P (org). A linguagem da avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Como Citar

Moreira, M. A. (2015). A gramática da experiência de adolescentes sobre o lugar onde vivem. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 16(1), 191–207. https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7539

Edição

Seção

Artigos de pesquisa