Resenha do livro Estudos discursivos em diferentes perspectivas: mídia, sociedade e direito

Autores

  • MARIA APARECIDA DE SOUSA UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v20i1.20689

Resumo


Estudos discursivos em diferentes perspectivas: mídia, sociedade e direito, coordenado por Micheline Mattedi Tomazi, Lúcia Helena Peyroton da Rocha e Júlio César Pompeo, oferece aos leitores e leitoras um conjunto de artigos que refletem sobre problemas sociais (parcialmente discursivos, tais como a violência contra mulheres, o racismo, a discriminação de gênero/ sexualidade, a violência no discurso religioso, as relações de poder nas práticas jornalísticas e jurídicas. Os textos têm em comum a filiação a abordagens discursivas pautadas na dialética entre linguagem e sociedade e o compromisso com investigações que articulem produção científica e compromisso político.
O livro é um exemplo do crescente interesse entre linguistas e representantes das ciências humanas e sociais pelo desenvolvimento de pesquisas discursivas de natureza crítica e multidisciplinar. Por meio de métodos diversificados, que incluem ou não a análise de discurso textualmente orientada, estudiosos/as investigam problemas de interesse social e acolhem a agenda política de grupos discriminados, contribuindo para a superação de desigualdades e discriminações que os afetam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

TOMAZI, Micheline Mattedi; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton; POMPEU, Júlio César (org.). Estudos discursivos em diferentes perspectivas: mídia, sociedade e direito. São Paulo: Terracota, 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

DE SOUSA, M. A. (2018). Resenha do livro Estudos discursivos em diferentes perspectivas: mídia, sociedade e direito. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 20(1), 220–225. https://doi.org/10.26512/les.v20i1.20689

Edição

Seção

Resenhas