CIÊNCIA, RELIGIÃO E FILOSOFIA: A PARATOPIA DO DISCURSO ESPÍRITA KARDECISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v20i1.19934

Palavras-chave:

Discurso espírita kardecista, Discurso constituinte, Paratopia, Médium

Resumo

Neste trabalho, adotando a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, com ênfase nas reflexões de Maingueneau sobre a noção de discurso constituinte, tratamos de algumas particularidades da constituição do discurso espírita kardecista. Mais exatamente, tratamos de demonstrar que, constituindo-se a partir de outros discursos constituintes (o discurso religioso, do científico e do filosófico), o discurso espírita kardecista assume uma posição paratópica para se legitimar, simulando superar os limites desses discursos a partir dos quais se constitui, o que o legitima de um modo especial e lhe reveste de autoridade. Além disso, analisamos a figura do “médium espírita”, considerando-a como um caso de paratopia de identidade, o que também reforça a  condição paratópica do discurso espírita kardecista na qualidade de discurso constituinte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Flora Brunelli, UNESP

Desde 1997 é professora da área de Língua Portuguesa do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), da UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto (SP). É mestre e doutora em Linguística pela UNICAMP, universidade em que realizou um estágio de pós-doutorado. Tem trabalho com a Análise do Discurso de linha francesa, especialmente com as reflexões desenvolvidas por Dominique Maingueneau. É membro do Centro de Pesquisa FEsTA ligado ao Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2018-12-09

Como Citar

Brunelli, A. F., & da Silva, T. V. (2018). CIÊNCIA, RELIGIÃO E FILOSOFIA: A PARATOPIA DO DISCURSO ESPÍRITA KARDECISTA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 20(1), 2–18. https://doi.org/10.26512/les.v20i1.19934

Edição

Seção

Artigos