A PRESENÇA DO DISCURSO DIDÁTICO NO TEXTO JORNALÍSTICO DO PORTAL G1

Autores

  • Ana Paula Rabelo e Silva Universidade da Integração Internacional
  • Izabel dos Santos Magalhães
  • Tiago Martins da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v20i1.11079

Palavras-chave:

Análise de Discurso Crítica, Portal G1, Recontextualização, Discurso Didático, Lava Jato

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar como ocorre a recontextualização (MAGALHÃES, 2015) a partir da relação entre discurso informativo e discurso didático em 29 matérias (de 2014 a 2017) publicadas no Portal G1/LavaJato. Além deste, também foi nosso objetivo identificar como o didatismo recorre ao uso da repetição dos argumentos indutivos: exemplo e ilustração (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996; FIORIN, 2017). Para tanto, utilizamos a Análise de Discurso Crítica como teoria e método. Como teoria, quando nos reportamos às noções de discurso (FAIRCLOUGH 2001 [1992]; FAIRCLOUGH, 2003) e recontextualização (MAGALHÃES, 2015) e como método quando nos apoiamos no enquadre metodológico sugerido por Chouliaraki e Fairclough (2005). No procedimento metodológico, associamos a ADC à Linguística Computacional para ilustrar a ocorrência de termos associados ao discurso didático (CHARAUDEAU, 2009) nas matérias analisadas, bem como para analisar a recontextualização por meio da repetição de termos. Identificamos uso excessivo de didatismos tanto nos aspectos estruturais, quanto na linha argumentativa, ao ponto de recontextualizar as narrativas de modo a tornar nebulosa a relação entre os fatos narrados pela mídia e os eventos ali descritos.

Palavras-chave: ADC. Portal G1. Recontextualização. Discurso Diadático. Lava Jato.

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Publicado

2019-03-04

Como Citar

Rabelo e Silva, A. P., Magalhães, I. dos S., & Cunha, T. M. da. (2019). A PRESENÇA DO DISCURSO DIDÁTICO NO TEXTO JORNALÍSTICO DO PORTAL G1. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 20(1), 71–84. https://doi.org/10.26512/les.v20i1.11079

Edição

Seção

Artigos