Metáforas visuais em textos multimodais: análise de textos de provas do Enem

  • Joanny Joanny Daniele do Lago Costa Bento Universidade de Brasília
  • Francisca Cordelia Oliveira da Silva Universidade de Brasília

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de conceituar a multimodalidade textual e a metáfora à luz da Análise do Discurso Crítica (ADC), das teorias da Gramática Visual e dos conceitos de Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (2002). Também tem o propósito de definir metáforas visuais, a partir dos conceitos de Vieira (2007), e analisá-las em textos utilizados em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, são considerados os pressupostos teóricos sobre textos visuais, desenvolvidos por Kress e van Leeuwen (2005), bem como os pressupostos da Análise do Discurso Crítica (VIEIRA e FERRAZ, 2001; VIEIRA, 2007), para analisar quatro textos das provas de Códigos e Linguagens do Enem de 2013 e 2014. A análise desses textos multimodais, segundo a classificação de Lakoff e Johnson (2012), demonstra que as metáforas orientacionais, estruturais e ontológicas são encontradas nos textos verbais e multimodais, tanto na parte verbal quanto na não verbal.

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Biografia do Autor

Joanny Joanny Daniele do Lago Costa Bento, Universidade de Brasília

Mestranda em Linguística, área de concentração Linguagem e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Licenciada em Letras Português e Inglês pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (2010) e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA (2013). Especialista em Revisão de Texto: Gramática, Linguagem e a Construção/ Reconstrução do Significado pelo Centro Universitário de Brasília - Ceub (2013) e em Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED (2013). Atua como professora na SEDF e como revisora de textos da Língua Portuguesa.

Francisca Cordelia Oliveira da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística (2009) e Mestre em Linguística (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB), área de concentração: Linguagem e Sociedade. Licenciada em Letras (1998) - Língua Portuguesa - pela Universidade de Brasília. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB), Coordenadora Geral do curso da Licenciatura em Letras EaD da Universidade de Brasília, além de já ter atuado como autora, como supervisora e como tutora de disciplinas do curso. Desenvolve pesquisas em Análise de Discurso Crítica e em Leitura e Produção de Textos na graduação e na Pós-Graduação. Possui experiência em Avaliações em Larga Escala desenvolvidas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) resultante da atuação, por quatro anos, como pesquisadora no órgão. Além disso, é membro do Centro de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica - CEPADIC; do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade - Nelis; da Associação LatinoAmericana de Estudos do Discurso (Aled); do Grupo de Pesquisa "Discursos nas Práticas Sociais", registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, do GT Práticas Identitárias em Linguística Aplicada, afiliado à ANPOLL e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - Abave. 

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Publicado
2016-06-07
Como Citar
BentoJ. J. D. do L. C., & SilvaF. C. O. da. (2016). Metáforas visuais em textos multimodais: análise de textos de provas do Enem. Revista Letra Capital, 1(1), 116-140. Recuperado de http://periodicos.unb.br/index.php/lcapital/article/view/8983
Seção
Artigos