Notícias

Chamada: Dossiê “Saberes transformativos em prática na academia”.

 

A Interétnica convida para apresentar trabalhos ao dossiê organizado pelas professoras Cristiane Portela, Mônica Nogueira e Sílvia Guimarães doMestrado em Sustentabilidade junto ao Povos e Terras Tradicionais (MESPT) da Universidade de Brasília (UnB).

Prazo de submissão de trabalhos: 30 de julho de 2018.

Este dossiê pretende reunir trabalhos advindos das experiências do curso de pós-graduação profissionalizante em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais desencadeadas por discentes e docentes da Universidade de Brasília. Trata-se de um curso voltado para estudantes oriundas/os das denominadas comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e outras) ou de profissionais que atuam em parceria com essas comunidades. Nesse sentido, a proposta deste dossiê é mostrar a potência das produções dessas/es estudantes em criar trabalhos que desfiam saberes acadêmicos hegemônicos em seus formatos, conceitos, teorias e metodologias. Por outro lado, pretende trazer discussões que as/os professoras/es do curso vêm produzindo sobre saberes docentes em práticas pedagógicas, em sala de aula e ambientes de orientações, movidas/os pelas provocações desencadeadas pelas/os estudantes. O dossiê se refere a saberes que se mobilizam e movimentam na experiência a que são submetidos esses sujeitos, docentes e discentes, transformando o campo acadêmico.

 
Publicado: 2018-04-08 Mais...
 

Publicação: Interethnic@ - Volume 20, número 3

 

Nesta edição, publicamos a Monografia de Graduação de Christian Ferreira Crevels, apresentada no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília - UnB, titulada "A semente pesada nas terras da discórdia: O Santuário dos Pajés e o signo imóvel".

RESUMO
Este trabalho percorre as trajetórias dos grupos envolvidos ao longo da resistência de uma comunidade indígena urbana frente à tentativa de implantação de um bairro sobre sua área de culto sagrado. Por meio de distintos caminhos metodológicos entre etnografia, análise de documentos jurídicos e legais, observação da mídia produzida sobre o tema, o estudo do conflito é realizado por um olhar fenomenológico em busca das operações simbólicas envolvidas nas construções narrativas das partes no esforço de construir suas histórias. O objeto que se tem localiza-se em Brasília, no Distrito Federal, e se mostra como um modelo para a diversidade da existência indígena no Brasil contemporâneo, por sua complexidade. Assim, para esclarecer a posição frágil do índio frente ao programa nacional, que transita em meio à administração e a opinião pública, como também as estratégias indígenas de retomar sua autonomia perante a própria história.

Palavras-chave: identidade étnica; territorialidade; políticas indigenistas; movimentos indígenas.

 
Publicado: 2017-12-30
 

Publicação: Dossiê "LAGERI: 20 anos"

 

O dossiê LAGERI: 20 ANOS, organizado pelo Prof. Stephen Grant Baines, reúne os trabalhos de seis membros do Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI), grupo de pesquisa criado em 1997 no Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB). Esses trabalhos demonstram a a riqueza da produção acadêmica realizada no âmbito do LAGERI.

Assim como na edição anterior da Interethnic@, além do formato PDF, foram incluídas versões em HTML, para leitura online, EPUB, para leitura em tablets e leitores de e-book, e MOBI, para leitura no leitor de e-book Kindle.

 
Publicado: 2017-12-30
 

Publicação: Dossiê "Estados, Territórios e Autodeterminação Indígena na América Latina"

 

Este dossiê reúne os trabalhos apresentados no Simpósio “Estados plurinacionais, territórios e autodeterminação indígena: o desafio epistemológico da reflexão decolonial” no âmbito do “Primeiro Congresso Internacional dos Povos Indígenas da América Latina, séculos XIX-XXI (CIPIAL)”, realizado na cidade de Oaxaca (México), no ano de 2013.

Nesta edição, além do formato PDF, foram incluídas versões em HTML, para leitura online, EPUB, para leitura em tablets e leitores de e-book, e MOBI, para leitura no leitor de e-book Kindle.

 
Publicado: 2017-12-16
 
1 a 4 de 4 itens