O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os artigos submetidos devem ser inéditos e exclusivos.
  • As submissões poderão ser enviadas a qualquer tempo através do portal da revista.
  • O formato do arquivo deverá ser Word para Windows (versão 2003) ou em formato compatível.
  • Os manuscritos devem seguir a seguinte formatação: tamanho A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço duplo e margens 3 cm.
  • A extensão deverá ser de no mínimo 50.000 e no máximo 70.000 caracteres com espaços, incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas.
  • Os estrangeirismos ou citações que busquem denotar a autoria de informantes ou outras fontes, devem estar em itálicos. Quando excederem três linhas devem estar em parágrafo separado e recuo de 2 centímetros, com espaço simples entre as linhas e tamanho 11.
  • Todas as referências que revelem a autoria deverão ser retiradas de modo a garantir a avaliação cega.
  • O título, em português e inglês, não deverá exceder a 20 palavras.
  • O resumo, em português e inglês, deverá ter até 1.000 caracteres incluindo espaços. Esse texto deve especificar objetivo, escolhas teóricas e metodológicas e resultados.
  • Os gráficos, quadros, tabelas e mapas devem ser numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos).
  • As notas de rodapé devem ter caráter explicativo e não devem exceder um total de 10.
  • As expressões idem, ibidem e op. Cit somente deverão ser utilizadas em notas de rodapé.
  • As citações bibliográficas no texto devem seguir o padrão (Silva, 2009, pp. 32-33) ou (Silva 2009).
  • A bibliografia em ordem alfabética de sobrenome deve vir após o texto conforme os seguintes exemplos:

    Livro:
    BAINES, Stephen. “É a FUNAI que sabe”. Belém: MPEG/CNPq, 1991.

    Coletânea:
    BAINES, Stephen; TEÓFILO DA SILVA, Cristhian; FLEISCHER, David Ivan Resende & FALEIRO, Rodrigo Paranhos (orgs.). Variações interétnicas: Etnicidade, conflito e transformações. Brasília: CNIA/IBAMA; IEB; CEPPAC; CAPES, 2012.

    Artigo em Coletânea:
    TAVARES, Clarissa; TEÓFILO DA SILVA, Cristhian. “Quando resistir é a tradição: Uma análise comparativa das lutas indígenas em contextos desenvolvimentistas no Brasil e no México”. In: Leonardo Cavalcanti; Simone Rodrigues Pinto (Orgs.). América Latina na contemporaneidade: Desafios, oportunidades e riscos. Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 87-102.

    Artigo em Periódico:
    IBARRA, Elizabeth del Socorro; SOUZA, Liliana. “Mulheres Ticuna: Gênero e política na Amazônia”. Amazônica: Revista de Antropologia, v. 8, p. 90, 2017.

    Tese Acadêmica:
    NASCIMENTO, Sandra. Colonialidade do Poder no Direito e Povos Indigenas na América Latina: As faces da subordinação/dominação juridica frente ao direito de retorno às terras ancestrais do povo Kaiowá de Laranjeira Ñande'Rú no Brasil e Mapuche do Lof Temucuicui no Chile. Tese de Doutorado em Ciências Sociais. Brasília: PPG/ECsA, 2016.

    Textos Eletrônicos:
    TAVARES, Clarissa. “Cap. 30 – Nordeste”. Disponível em: http://indiosdelasamericas.blogspot.com.br/2016/07/cap-30-nordeste.html). Acesso em 28/02/2018.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos trabalhos em Português, Espanhol, Francês e Inglês, excepcionalmente, originais em outros idiomas poderão ser aceitos, ficando sua publicação sujeita à possibilidade de tradução para um dos idiomas acima mencionados. 

Os autores e autoras de artigos escritos em inglês ou espanhol se aprovados arcarão com as despesas de revisão do texto, o que não constitui taxa de publicação.

A submissão de artigos a serem avaliados sob o sistema de parecer duplo cego implica o compromisso do autor ou da autora de adequação da forma mais satisfatoriamente possível às observações dos avaliadores. Em resposta ao esforço da comunidade acadêmica de contribuir com a qualidade da produção científica das ciências sociais e humanas, não aceitará manuscritos com parecer negativo em outra revista sem que os reparos levantados tenham sido sanados. Em similar compreensão, a Interethnica se reserva o direito de recusar artigos cuja reformulação desconsidere as avaliações sem justificação razoável.

Autores e autoras que submetem artigos assumem a reciprocidade de emitir pareceres.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.