Interethnica acompanha a crescente e intensa atividade dos pesquisadores e pesquisadoras sobre relações interétnicas e raciais nas Ciências Sociais e humanidades, contribuindo com a divulgação científica e o diálogo intercultural entre sujeitos epistêmicos das sociedades e grupos identitários e da academia.

Sua missão é contribuir com a divulgação de produção científica desse campo e contribuir com sua compreensão e o desenvolvimento teórico. Também busca abrir espaços de diálogo intercultural e multidisciplinar sobre temas correlatos às relações inter étnico-raciais compreendidas em termos abrangentes.

A revista é editada pelos pesquisadores e pesquisadoras do Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas Políticas Indigenistas e Indigenismo (LAEPI), ambos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB). respectivamente vinculados ao Departamento de Antropologia (DAN) e ao Departamento de Estudos Latino-americanos (ELA). O LAGERI e o LAEPI são espaços de pesquisa e extensão que promovem diversas atividades de debate sobre investigações em elaboração ou em andamento, além de trabalhos finalizados e publicações acadêmicas.

No quadriênio 2013-2016, a Interethnica foi classificada no Qualis Periódicos, avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como: B2 em Antropologia.

Indexações: OJS, Qualis, PKP/Index, Sumários, Diadorim, Livre.

Apoio institucional UnB: UnB, ICS, ELA, DAN, LAEPI, LAGERI, BCE, Portal de periódicos UnB.

 

PARCERIAS

Rede de Estudos Ameríndios (REA)

Esta parceria editorial, vigente desde 7 de outubro de 2013, busca promover os seguintes objetivos:

  • O planejamento e publicação bilíngue de textos e números especiais entre dois ou mais periódicos da rede de acordo com suas normas editoriais;
  • A indicação de pareceristas para dinamizar e internacionalizar o processo de aprovação, revisão e publicação de textos e números especiais bilíngues nos periódicos da rede e em conformidade com suas normas editoriais;
  • O planejamento e realização de conferências, seminários, encontros e oficinas em reuniões científicas para promover os estudos ameríndios; e
  • A divulgação e distribuição dos periódicos nas comunidades antropológicas, organizações indígenas e indigenistas, movimentos indígenas e povos indígenas da América Latina, América do Norte e Caribe.

Este acordo se origina da iniciativa dos seguintes periódicos:

Esses periódicos são livres para promover o contato direto com um ou mais periódicos da rede para a realização das atividades aqui previstas, sem que para isto seja necessário realizar consultas prévias junto aos demais participantes da REA.

 

POLÍTICA EDITORIAL

Foco e Escopo

Interethnica - Revista de Estudos em Relações Interétnicas é um periódico científico eletrônico. Seu público são os diversos agentes voltados para compreender as relações interétnicas e raciais na perspectiva das Ciências Sociais e Humanidades. Se busca contribuir com esse campo abrindo o diálogo intercultural, no Brasil e no mundo, sobre essas relações compreendidas em termos abrangentes. Tal ênfase indica que além do recorte da etnicidade o escopo também abrange os estudos sobre as interações entre nacionalidades em perspectiva mundial.

Se incentiva a submissão de manuscritos de autoria em diferentes níveis acadêmicos. Serão recebidas para avaliação, em fluxo contínuo, artigos resultantes de pesquisa e outros trabalhos acadêmicos técnicos à critério do comitê editorial. Para o terceiro volume de cada ano serão aceitos resumos de monografias, dissertações e teses que tenham sido defendidas.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Outros Trabalhos Acadêmicos e Técnicos

Informes, relatórios, memoriais e outros do gênero.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelo comitê editorial

Teses, Dissertações e Monografias

Resumo expandido, de até 10 mil caráteres incluindo espaços, que indique os objetivos, referencial teórico, metodologia e resultados. Deve ser informativo, com cerca de 1/3 do texto referindo-se à introdução e método, e os 2/3 restantes dedicados a resultados e conclusões principais.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelo comitê editorial
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos serão submetidos à avaliação (blind review) por 2 doutores ou doutoras de reconhecido mérito científico na área de conhecimento do trabalho, vinculados ao LAGERI e LAEPI, além de colaboradores externos. Essa avaliação ad hoc é possível pela doação anônima e não remunerada de tempo e conhecimento voltada para o aprimoramento dos manuscritos na forma de versões finais dos artigos que levamos a público. Essa dinâmica é fundamental para a qualidade das publicações objetivando que assim avancemos na consolidação do campo de estudos em relações interétnicas. 

Somente trabalhos com duas admissões serão publicados sempre que forem acatadas eventuais sugestões de modificação.

 

Periodicidade

Quadrimestral em três volumes por ano: janeiro/abril; maio/agosto e setembro/dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.