Corajosas e batalhadoras

gênero, classe e família em histórias de mulheres na prisão

Autores

  • Natália Bouças do Lago Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/insurgncia.v3i1.19405

Palavras-chave:

Mulheres. Prisão. Gênero. Classe. Família

Resumo

Neste artigo discuto as articulações entre gênero, classe e família nas narrativas de duas mulheres privadas de liberdade. Os dados apresentados são resultantes de uma pesquisa de cunho etnográfico que envolveu diálogos com mulheres presas em uma unidade penitenciária paulista. As duas personagens, Cris e Mariana, narram sua vida em conexão com seus respectivos maridos e também mobilizam outras relações que não se apagam com a prisão. Mariana concede à prisão uma espécie de dimensão organizadora da vida e das relações familiares. Cris valoriza o trabalho para explicar sua privação de liberdade e destaca os aspectos que compunham sua vida normal fora da prisão. Gênero e classe parecem marcadores centrais para entender as narrativas dessas mulheres e de suas relações através da prisão.

Biografia do Autor

Natália Bouças do Lago, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo ”“ PPGAS/USP sob orientação de Julio Assis Simões. Integrante do Núcleo de Estudos de Marcadores Sociais da Diferença ”“ Numas/USP.

Referências

BIONDI, Karina. Junto e Misturado: uma etnografia do PCC. São Paulo: Terceiro Nome, 2010.
BRASIL. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias Infopen ”“ junho de 2014. Brasília: Ministério da Justiça, 2014.
BUMACHAR, Bruna Louzada. Nem dentro, nem fora: a experiência prisional de estrangeiras em São Paulo. Tese (Doutorado em Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas, 2016.
CALDEIRA, Teresa P. R. A política dos outros: o cotidiano dos moradores da periferia e o que pensam do poder e dos poderosos. São Paulo: Brasiliense, 1984.
EFREM FILHO, Roberto. Mata-mata: reciprocidades constitutivas entre classe, gênero, sexualidade e território. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2017.
FELTRAN, Gabriel. Fronteiras de tensão: um estudo sobre política e violência nas periferias de São Paulo. Tese (Doutorado) ”“ Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2008.
FONSECA, Claudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Editora da Ufgrs, 2000.
_______. Apresentação - De família, reprodução e parentesco: algumas considerações. In: Cadernos Pagu, Campinas, n. 29, julho-dezembro de 2007, p. 9-35.
FRANÇA, Isadora Lins. Refugiados LGBTI: direitos e narrativas entrecruzando gênero, sexualidade e violência. In: Cad. Pagu, Campinas, n. 50, 2017.
GODOI, Rafael. Fluxos em Cadeia: as prisões de São Paulo na virada dos tempos. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2015.
HIRATA, Daniel Veloso. Sobreviver na adversidade: entre o mercado e a vida. Tese (Doutorado) ”“ Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2010.
LAGO, Natália B. Mulher de preso nunca está sozinha: gênero e violência nas visitas à prisão. In: Aracê ”“ Direitos Humanos em Revista, nº 5, 2017.
LAGO, Natália; ZAMBONI, Marcio. Políticas sexuais e afetivas da prisão: gênero e sexualidade em contextos de privação de liberdade. Caxambu: 40º Encontro da ANPOCS, 2016.
MALLART, Fábio. Cadeias dominadas: a Fundação CASA, suas dinâmicas e as trajetórias de jovens internos. São Paulo: Terceiro Nome, 2014.
MARQUES, Adalton. Crime, proceder, convívio-seguro: um experimento antropológico a partir de relações entre ladrões. Dissertação de Mestrado: USP, 2009.
MCCLINTOCK, Anne. Couro Imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
PADOVANI, Natália Corazza. Sobre casos e casamentos: afetos e “amores” através de penitenciárias femininas em São Paulo e Barcelona. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas, 2015.
RAMALHO, José Ricardo. Mundo do crime: a ordem pelo avesso. Biblioteca Virtual de Ciências Humanas do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008 [1979]. Disponível em www.bvce.org.
SANDER, Vanessa. “O melhor lugar para arrumar marido”: conjugalidades e afetos entre travestis em privação de liberdade. In: Anais do VI SAPPGAS. Museu Nacional, Rio de Janeiro, 2016.
SCOTT, Joan W. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade, vol. 20, nº 2, 1995.
ZAMBONI, Marcio. O barraco das monas na cadeia dos coisas: notas etnográficas sobre a diversidade sexual e de gênero no sistema penitenciário. In: Aracê ”“ Direitos Humanos em Revista, nº 5, 2017.
, 2014 - dissertação
, 2017 - artigo

Downloads

Publicado

20.11.2018

Como Citar

LAGO, Natália Bouças do. Corajosas e batalhadoras: gênero, classe e família em histórias de mulheres na prisão. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 3, n. 1, p. 318–342, 2018. DOI: 10.26512/insurgncia.v3i1.19405. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/19405. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.