Teaching EFL to children: reflections on (future) teachers’ language assessment literacy

reflexões sobre o letramento em avaliação de línguas de (futuros) professores

Autores

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli Universidade Estadual de Londrina
  • Gladys Quevedo Camargo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9209

Palavras-chave:

Letramento em avaliação de línguas, Inglês como língua estrangeira, Formação de professores de línguas, Ensino de inglês para crianças

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o letramento em avaliação de línguas de sete alunos de um curso de graduação em letras/inglês-licenciatura e uma mestranda em estudos da linguagem, todos envolvidos com o ensino de língua inglesa para crianças em um projeto de pesquisa universitário. Os dados foram coletados por meio de grupo focal e analisados sociodiscursivamente com a utilização do conceito de vozes subjacentes às respostas. As vozes identificadas foram predominantemente acadêmicas, posto que os participantes espelharam o conhecimento e o discurso com os quais tiveram contato na universidade. Tal espelhamento demonstrou apropriação total ou parcial de tais discursos, indicando um processo de letramento em avaliação de línguas em andamento. Os resultados trazem luz às tensões entre os diferentes tipos de conhecimentos que deveriam ser abordados na formação de professores de línguas e sobre as demandas apresentadas pelo desafio de avaliar crianças aprendendo línguas à medida que evidenciam problemas que se originam da falta de letramento em avaliação apropriado para tal contexto de trabalho. Esse é, sem dúvida, um enorme desafio que temos no Brasil, bem como em outras partes do mundo, onde cursos de formação de professores (de línguas) não têm preparado os futuros professores para avaliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Tonelli, J. R. A., & Quevedo Camargo, G. (2018). Teaching EFL to children: reflections on (future) teachers’ language assessment literacy: reflexões sobre o letramento em avaliação de línguas de (futuros) professores. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9209

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.