Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema no ensino fundamental

Autores

  • Rayllane de Souza Cruz Universidade Federal do Tocantins
  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.10253

Palavras-chave:

Leitura, Ordenação, Sequenciação, Perguntas de leitura, Poema

Resumo

Este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema,  voltada ao Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de leitura como interação, contribuindo para a formação e o desenvolvimento do aluno-leitor. Para isso, o estudo fundamenta-se nas perspectivas sobre leitura, centrada nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, discutida por Solé (1998) e ampliada por XXXXXX (ano; ano), que ressaltam a necessidade dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do leitor na escola. Como resultado, observa-se que a ordenação e a sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema permitem ao aluno-leitor: (a) extrair significados e atribuir sentidos ao que lê; (b) posicionar-se sobre a temática do texto; (c) produzir um texto como réplica.

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Biografia do Autor

Rayllane de Souza Cruz, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística Aplicada (Unicamp). Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, Porto Nacional ”“ TO - Brasil. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá. Fundação Araucária. Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias, Maringá-PR-Brasil.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Cruz, R. de S., Fuza, Ângela F., & Menegassi, R. J. (2018). Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema no ensino fundamental. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.10253

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