Navegar é preciso: análise da instrução gramatical em um curso de inglês online

Autores

  • Evania Alves Netto Casa Thomas Jefferson
  • Joara Martin Bergsleithner UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.24748

Palavras-chave:

instrução gramatical, curso de inglês online, design pedagógico

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar um curso online de gramática de inglês como língua estrangeira (LE) a fim de investigar como é feita a instrução gramatical e como é elaborado o design pedagógico dos exercícios com as estruturas gramaticais (Netto, 2012). O estudo investigou um curso online de gramática em inglês com as seguintes perguntas de pesquisa: (a) Que foco é dado na apresentação do tópico gramatical: foco na forma, foco nas formas ou foco no significado? e (b) Que tipos de instrução são apresentados nas atividades? Os resultados mostraram que o curso analisado ministra a gramática de maneira tradicional, sem contextualização e com foco primordialmente nas formaS (Long, 1991). Os resultados também fornecem algumas contribuições na reelaboração do design do curso a partir da base originalmente criada, de modo que o curso possa espelhar melhor as pesquisas na área do ensino de línguas na modalidade online e que a instrução pudesse ser centrada na forma-ICF (Ellis, 2001). Por fim, são mostradas algumas limitações do estudo, sugestões para futuras pesquisas, assim como são sugeridas algumas implicações pedagógicas para serem trabalhadas em aulas de línguas mediadas por computador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Netto, E. A., & Bergsleithner, J. M. (2018). Navegar é preciso: análise da instrução gramatical em um curso de inglês online. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.24748

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.