Competências interculturais de aprendentes chineses no contexto português de imersão: uma investigação qualitativa multidimensional

  • Hanzi Zhang Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin
Palavras-chave: competências interculturais, aprendentes chineses, PLE, imersão

Resumo

A partir de uma perspectiva de educação intercultural no ensino-aprendizagem de PLE, o presente estudo pretende abordar o enquadramento das dimensões (atitude, conhecimento, aptidões, consciência) de competências interculturais, na perceção dos aprendentes chineses de PLE no seu estudo de imersão. Com base na análise dos dados da investigação qualitativa, é permitido chegar às seguintes conclusões: 1) a perceção do público-alvo chinês sobre CI tem como base um modelo multidimensional composto pelas dimensões acima enunciadas; 2) na codificação dessas dimensões verifica-se no público-alvo chinês a existência de uma diferenciação equilibrada no que se refere à identificação e resolução de dificuldades/problemas; 3) no contexto de imersão em Portugal, vê-se a valorização de atitudes e da consciência intercultural e constata-se a lacuna do conhecimento e o défice linguístico e não-linguístico nas aptidões do público-alvo chinês.

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Biografia do Autor

Hanzi Zhang, Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin

Departamento de Língua Portuguesa

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Publicado
2018-06-30
Como Citar
ZhangH. (2018). Competências interculturais de aprendentes chineses no contexto português de imersão: uma investigação qualitativa multidimensional. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9204
Seção
Artigos