Uma análise de necessidades de recepcionistas de hotel para a construção de um programa de ensino de língua estrangeira baseado em tarefas

Telma Pires Pacheco Amorim, Rosely Perez Xavier

Resumo


Resumo

O artigo descreve uma análise de necessidades conduzida com recepcionistas de hotéis como ponto de partida para a elaboração de um programa de ensino de língua baseado em tarefas. Seguindo os procedimentos definidos por Long (1985, 2005), o estudo identifica as necessidades desse profissional para a definição das tarefas-alvo e sua classificação em tarefas-tipo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, questionários e a observação não participativa dos recepcionistas em sua rotina de trabalho. Os dados mostraram que as noções de tarefa-alvo e -tipo podem ser associadas à noção de gênero discursivo, assim como a concepção de subtarefa como estágio constitutivo de um gênero. Esses resultados podem redirecionar o desenho de um programa de ensino de língua estrangeira por tarefas para cursos profissionalizantes direcionados a recepcionistas ou a qualquer outro profissional da área de turismo.

Palavras-chave: Análise de necessidades. Tarefa. Desenho de currículo.

 

A needs analysis of hotel receptionists for the design of a task-based foreign language syllabus  

Abstract

This paper describes a needs analysis survey of hotel receptionist professionals as a starting point for the development of a task-based language syllabus. Following the procedures stated by Long (1985, 2005), the study initially identifies the needs of this professional to define the target tasks and their classification into task types. The data were collected through interviews, questionnaires and a non-participant observation of receptionists in their job routine. The data showed that the notions of target task and task type may be associated to the notion of discursive genre, as well as the conception of subtask may be viewed as a constituent stage of a genre. These results are expected to redirect the design of a task-based language syllabus for professional courses aimed at training receptionists or any other professional in the area of Tourism and Hospitality.

Keywords: Needs analysis. Task. Syllabus design.


Palavras-chave


Análise de necessidades; Tarefa; Desenho de currículo

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN eletrônico: 2237-0951            ISSN impresso: 1677-9770

 Licença Creative Commons