Análise crítica e multimodal de imagens usadas em livros didáticos de língua inglesa

Leonardo Antonio Soares

Resumo


Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar imagens usadas em livros didáticos de ensino de língua inglesa sob um enfoque crítico e multimodal com o intuito de verificar se tais imagens contemplam aspectos globais e regionais, e quais ideologias e hegemonias podem estar sendo favorecidas ou transmitidas. Além disso, busca-se discutir como elas podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua e como os aspectos ideacionais, interpessoais e textuais são preenchidos. Foi feita uma análise comparativa de capítulos de dois livros didáticos largamente utilizados no Brasil. Os resultados indicam que existe uma preocupação dos autores de livros didáticos de língua inglesa em representar temas globais, valorizar aspectos regionais e usar imagens capazes de promover respeito às diferenças e inclusão social, além de ajudar os alunos na compreensão do texto e inseri-los no universo apresentado nas lições.

Palavras-chave: Livros didáticos. Língua inglesa. Imagens. Multimodalidade.

 

Critical and multimodal analysis of images in English coursebooks

Abstract

This article aims to analyze images used in English language teaching textbooks under a critical and multimodal perspective in order to verify if the images contemplate global and regional aspects, and which ideologies and hegemonies may be favored or transmitted by the images. Besides, it also discusses how they can influence the teaching and learning process of a second language and how the ideational, interpersonal and textual aspects are filled. A comparative analysis of chapters of two textbooks widely used in Brazil was made. Results indicate that there is a concern of the authors of English language textbooks to represent global themes, to value regional aspects and to use images able to promote respect for differences and social inclusion, besides helping the students in understanding the text and inserting them into the universe presented in the lessons.

Keywords: Textbooks. English language. Images. Multimodality.


Palavras-chave


Livros didáticos; Língua inglesa; Imagens; Multimodalidade

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN eletrônico: 2237-0951            ISSN impresso: 1677-9770

 Licença Creative Commons