Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras

  • Ana Luiza Gabatteli
  • Vanessa Borges de Almeida UnB
Palavras-chave: Avaliação de proficiência oral, Celpe-Bras, Ensino de PLE, TICs no ensino de línguas

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação, que envolveu a elaboração e implementação de um curso preparatório para a Parte Oral do exame Celpe-Bras em contexto online. A pergunta que orienta este trabalho é quais são as contribuições do uso de tarefas comunicativas orais na preparação para o exame? Participaram do estudo três alunos hispanofalantes. Os dados foram coletados a partir de atividades síncronas e assíncronas realizadas pelos participantes durante o curso. Os resultados apontaram que muitas funções comunicativas que são suscitadas na parte oral do Celpe-Bras apareceram também nas tarefas e interações durante o curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALDERSON, L. C.; WALL, D. Does washback exist? Applied Linguistics, v.14, n.2, p. 115-129, 1993. Disponível em: <http://span676-testingnassessment.wikispaces.com/file/view/Anderson+%26+Wall+1993+Backwash+Fact+of+Fiction>. Acesso em: 27 maio 2015.

BACHMAN, L. F. Fundamental considerations in language testing. Oxford: Oxford University Press, 1990.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARBIRATO, R. C. A tarefa como ambiente para aprender LE. 1999. 216 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

BARBIRATO, R. C. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender língua estrangeira em contexto inicial adverso. 2005. 272 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

BRASIL. Guia do examinando ao exame Celpe-Bras: versão simplificada. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), MEC, 2013. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/arquivos/guias/guia-de-capacitacao-para-examinadores-da-parte-oral>. Acesso em: 12 mar. 2015.

BRASIL.CELPE-BRAS. Acervo de provas e documentos públicos do Celpe-Bras. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [s.d.]. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/acervocelpebras>. Acesso em 30 jan 2019.

BUCK, G. Testing listening comprehension in Japanese university entrance examinations. JALT Journal, v.10, n.1 e 2, p. 12-42, 1988. Disponível em: <http://jalt-publications.org/jj/articles/2810-testing-listening-comprehension-japanese-university-entrance-examinations>. Acesso em: 15 maio 2015.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Coleção Perspectivas Actuais/Educação. Porto: ASA Editores, 2001.

ERFANI, S. S. A Comparative Washback Study of IELTS and TOEFL iBT on Teaching and Learning Activities in Preparation Courses in the Iranian Context. English Language Teaching, v. 5, n. 8, p. 185-195, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5539/elt.v5n8p185>. Acesso em: 14 maio 2015.

GABATTELI VIEIRA, A. L. Curso online para a Parte Oral do Celpe-Bras: contribuições da avaliação de proficiência para o ensino-aprendizagem de PLE. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

HALLIDAY, M. A. K. Functions of language. In: HALLIDAY, M. A. K; HASAN, H. Language, context and text: aspects of language in social-semiotic perspective. Geelong: Deakin University Press, 1988.

HYMES, D. On communicative competence. In PRIDE, J. B.; HOLMES, A. (Eds.). Sociolinguistics: selected readings. Harmondsworth: Penguin, 1972.

LAZARATON, A. A qualitative approach to the validation of language tests. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

LUOMA, S. Assessing speaking. Cambridge: CUP, 2004.

MASSAROTTO, F. A. et al. Vivência comunicativa na aula de LE do ensino médio: alguns resultados. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 8, n. 1, p. 113-126, 2009.

O’SULLIVAN, B.; WEIR, C. J.; SAVILLE, N. Using observation checklists to validate speaking-test tasks. Language Testing, v. 19, n. 1, p. 33-56, 2002.

PRABHU, N. S. Second language pedagogy. Oxford: OUP, 1987.

PRETI, O. Educação a distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. PRETI, O. (Org.). Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD/UFMT, 1996. Disponível em: <http://www.uab.ufmt.br/uploads/pcientifica/ead_pratica_educativa.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2015.

SCARAMUCCI, M. V. R. Celpe-Bras: um exame comunicativo. In: CUNHA, M. J.; SANTOS, P. (Orgs.). Ensino e pesquisa em Português para Estrangeiros. Brasília: Editora da UnB, 1999. p. 75-81.

SCARAMUCCI, M. V. R. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 36, p. 11-22, 2000.

SCHLATTER, M. Celpe-Bras: avaliação, ensino e formação de professores de português como língua adicional. In: CELPE-BRAS: um pouco de história. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/acervocelpebras>. Acesso em 30 jan. 2019.

SCHLATTER, M. CELPE-BRAS: Certificado de Língua Portuguesa para Estrangeiros – Breve Histórico. In: CUNHA, M. J.; SANTOS, P. (Orgs.). Ensino e pesquisa em português para estrangeiros. Brasília: Editora da UnB, 1999. p. 97-104.

SHOHAMY, E. Beyond proficiency testing: a diagnostic feedback testing model for assessing foreign language learning. The Modern Language Journal, v. 76, n. 4, p. 513-521, 1992.

XAVIER, R. P. A aprendizagem em um programa temático de língua estrangeira (Inglês) baseado em tarefas em contextos de 5ª série do ensino fundamental. 564 f. 1999. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000188539>. Acesso em: 07 jun. 2015.

ZHENGDONG, G. IELTS Preparation Course and Student IELTS Performance: a case study in Hong Kong. RELC Journal, v. 40, n. 1, p. 23-41, 2009.

Publicado
2018-12-27
Como Citar
GabatteliA. L., & AlmeidaV. B. de. (2018). Tarefas de linguagem e funções comunicativas num curso online preparatório para o Celpe-Bras. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i2.23375
Seção
Artigos