O vídeo-digital em uma proposta de leitura em língua materna sob um enfoque discursivo

Luciana Cristina Dias Di Raimo

Resumo


Resumo

Considerando o impacto das tecnologias digitais em práticas de leitura, apresentaremos uma abordagem discursiva de um vídeo disponibilizado no sítio eletrônico de Veja a respeito da cobertura da morte de Eduardo Campos. Na prática de leitura implementada, vale destacar que o vídeo nos permitiu problematizar alguns aspectos: (i) o efeito de evidência produzido pelo/no jornalismo eletrônico como modalidade na qual a informação é sintética e capaz de atingir sujeitos-leitores em larga escala; (ii) o processo de textualização do vídeo que se constitui não por um registro de uma série de ações, mas sim a partir da combinação de cenas congeladas do velório que organizam relações de contradições em torno do visível (cenas do velório) e do dito.

Palavras-chave: leitura discursiva. ensino de língua materna. vídeos digitais.

 

The digital video in a reading proposal in mother tongue under a discursive approach

 

Abstract

Considering the impact of digital technologies on reading practices, we will present a discursive approach of a video available on the website of Veja about the coverage of the death of Eduardo Campos. Implemented in reading practice, it is noteworthy that the video allowed us to question some aspects: (i) the evidence of effect produced by / in electronic journalism as a form in which information is synthetic and capable of subject-readers on a large scale; (ii) the textualization process of the video that is not a record for a series of actions, but rather from the combination of frozen funeral scenes that organize contradictions of relationships around the visible (funeral scenes) and said.

Keywords: discursive reading. mother tongue teaching. digital-videos.


Palavras-chave


vídeo digital; leitura; discurso

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN eletrônico: 2237-0951            ISSN impresso: 1677-9770

 Licença Creative Commons