Reflexões sobre as relações entre a história do serviço doméstico e os estudos da pós-emancipação no Brasil

Autores

  • Flavia Fernandes de Souza Doutoranda - Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF)

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10949

Palavras-chave:

Serviço doméstico, História e Historiografia, Escravidão e Pós-emancipação

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexões acerca da história do serviço doméstico em suas relações com a história da escravidão e da pós-emancipação no Brasil, visando problematizar interpretações que costumam associar a história do trabalho doméstico remunerado a uma “herança escravista”. Para isso, o texto apresenta duas partes. A primeira busca analisar alguns estudos clássicos das relações raciais, bem como algumas pesquisas históricas recentes voltadas para a pós-emancipação no Brasil, tendo em vista a presença do tema do serviço doméstico e a forma como ele foi analisado. No segundo momento, o texto volta-se para algumas questões importantes de ser consideradas no estudo da história do serviço doméstico para além da história da escravidão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

Souza, F. F. de. (2017). Reflexões sobre as relações entre a história do serviço doméstico e os estudos da pós-emancipação no Brasil. História, histórias, 4(8), 131–154. https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10949