“Petrificado fiquei! Ainda hoje, até agora”:

usos do passado, memória topográfica e monumentalização do poeta João Sapateiro em Laranjeiras/SE

Autores

  • Clovis Carvalho Britto Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i6.10917

Palavras-chave:

João Sapateiro, Patrimônio, Monumentalização

Resumo

O artigo analisa as estratégias de produção da crença no poeta João Silva Franco (1918-2008), conhecido como João Sapateiro, cujo legado instituiu uma memória topográfica protagonizada pela cidade de Laranjeiras/SE. Para além da análise de sua poética, visualizamos as estratégias de manipulação de seu legado destacando como o escritor e seus herdeiros legais e simbólicos promoveram agenciamentos em prol de sua distinção nas tramas da economia simbólica. Analisando a publicação de suas obras, a instituição de vigilâncias comemorativas e, principalmente, a instalação de uma estátua em sua homenagem no centro da cidade de pedras e de palavras, observamos os usos do passado, a instituição de uma memória topográfica e a trama de sua monumentalização como uma das figuras centrais na batalha das memórias que institui personalidades significativas no campo do patrimônio cultural de Laranjeiras/SE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clovis Carvalho Britto, Universidade Federal de Sergipe

Clovis Carvalho Britto realiza estágio pós-doutoral em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestrando em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) vinculado ao Departamento de Museologia e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Líder do Grupo de Pesquisa Sócio-Antropologia dos Patrimônios, Museus e Acervos (UFS).

Downloads

Publicado

2016-04-11

Como Citar

Britto, C. C. (2016). “Petrificado fiquei! Ainda hoje, até agora”:: usos do passado, memória topográfica e monumentalização do poeta João Sapateiro em Laranjeiras/SE. História, histórias, 3(6), 211–222. https://doi.org/10.26512/hh.v3i6.10917