Foco e Escopo

Fundada em 2013, a revista História, histórias é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB). A revista não cobra taxas dos autores para realizar avaliação, edição e publicação de seus textos. Sua missão é ser um canal relevante de publicação de pesquisas científicas inovadoras geradas no ambiente de pesquisadores da disciplina de História e áreas afins do país e exterior com especial destaque para autores com formação de historiadores.

O periódico História, histórias possui acesso livre e gratuito publicando artigos e resenhas em inglês, francês e espanhol, com periodicidade semestral, voltados para a disciplina de História e áreas afins. Os textos submetidos são pré-selecionados pelo Conselho Editorial, que avalia a pertinência da proposta à luz do escopo do periódico e encaminha-os para avaliação cega de, pelo menos, dois pareceristas, no caso dos artigos, ou um parecerista, no caso das resenhas. Ao final do processo de avaliação, os pareceres são encaminhados ao autor juntamente com a decisão do Conselho Editorial de publicar ou não o texto.

A revista é composta por um volume anual a ser publicado em dois números semestrais (Jan.Jun.) e (jul. dez.), caraceterizando sua periodicidade semestral. Cada número será publicado no semestre correspondente.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos passam por uma apreciação preliminar do Conselho Executivo da Revista, após a qual será ou devolvido para o/a autor/a com observações ou enviado diretamente para pareceristas externos/as. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista e se constitui um artigo original. 

Os textos enviados são sempre submetidos a pareceristas ad hoc, especialistas no tema abordado no texto. Este processo acontece de modo "cego", sem conhecimento recíproco de autoria e avaliação. 

Os resultados possíveis da avaliação são:

1) Aceito sem modificações. Nesse caso, o artigo não retorna aos pareceristas. Considerado aprovado, passa por uma revisão ortográfica e editorial antes de ser publicado.

2) Aceito com pequenas modificações. Nesse caso, o artigo deverá sofrer modificações pontuais sugeridas pelos pareceristas, para isso retornará a(xs) autor(xs) para que o mesmo possa fazer as alterações no prazo de 15 dias após a data de recebimento dos pareceres. Revisado, o artigo não retorna aos pareceristas. As alterações feitas pel(xs) autor(xs) analisadas pelo comitê editorial. Considerado aprovado, passa por uma revisão ortográfica e editorial antes de ser publicado.

3) Aceito com maiores modificações. Nesse caso, o artigo sofrerá alterações substanciais. Retornará a(xs) autor(xs) para que sejam feitas as alterações no prazo de 30 dias após a data de recebimento dos pareceres. Revisado, o artigo será novamente reavaliado pelos pareceristas que contarão com um prazo de 15 dias para análise a partir do recebimento da nova versão. Os pareceristas poderão recusar o artigo, ou considerar que as modificações foram suficientes para publicá-lo. Em caso de discordância, optar-se-á pela não publicação do mesmo, garantindo um padrão de qualidade da revista. Caso ambos considerem as modificações suficientes, o artigo é considerado aprovado e passará por uma revisão ortográfica e editorial.

4) Recusado. Nesse caso, o autor será informado dos pareceres e sua contribuição é arquivada sem que haja publicação.

No caso de haver uma disparidade nos pareceres, um/a terceira/o parecerista será chamada/o para avaliar o artigo. Caso as disparidades não sejam superadas, devem as/os editoras/es emitir a decisão final. 

Os prazos poderão ser postergados a pedido dos autores e pareceristas desde que haja justificativa plausível e anuência do comitê editorial. Em média, o processo de avaliação dos artigos dura de seis meses a um ano, porém atipicidades no processo avaliativo podem estender ou encurtar esse prazo.

 

Primeira avaliação

Segunda avaliação

Terceira avaliação

Resultado final

Aceito

Aceito

                  x

Aprovado

Aceito

Aceito com sugestões

                  x

Aprovado depois de nova avaliação positiva

Aceito

Recusado

Aceito

Aprovado

Aceito

Recusado

Aceito com sugestões

Aprovado depois de nova avaliação positiva

Aceito com sugestões

Aceito com sugestões

                   X

Aprovado depois de nova avaliação positiva

Aceito com sugestões

Recusado

                   X

Recusado

Recusado

Recusado

                   X

Recusado

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Regulamento

Art. 1º - A revista "História, histórias", de responsabilidade jurídica, administrativa e financeira do Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS) da Universidade de Brasília (UnB), divulga trabalhos de pesquisadores de História e áreas afins.

Art. 2º - A revista é um periódico semestral eletrônico online em open access, volume fechado.

Art. 3º - A revista é dirigida por um Conselho Editorial.

§ 1º O Conselho Editorial é composto por cinco membros: um membro do quadro docente permanente do PPGHIS, no mínimo um membro externo estrangeiro (máximo dois), estes com título de doutor, vinculados à docência de pós-graduação e dois membros externos nacionais (Máximo três) vinculados à docência de pós-graduação.

§ 2º Os membros do Conselho Editorial terão um mandato de três anos, sem possibilidade de recondução.

§ 3º Os membros do Conselho Editorial não podem publicar na revista, nem organizar dossiês.

§ 4º Compete ao Conselho Editorial:

I - Selecionar os seus sucessores após o fim do mandato de três anos.

II - Reunir-se com regularidade para zelar pelo andamento dos processos editoriais.

III - Formular a política editorial e decidir sobre as propostas recebidas pela Revista para publicação.

IV - Aprovar a composição do Conselho Consultivo.

V - Indicar e eleger os membros que compõem o Conselho Editorial.

VI - Deliberar sobre os casos omissos.

Art. 4º - A revista é presidida por um Editor, que implementa a sua publicação.

§ 1º Compete ao Editor:

I - Zelar pelos processos de chamada para os números da revista e de recepção de artigos, de acordo com os parâmetros de excelência e de transparência.

II - Organizar, juntamente com o Comitê Executivo, o expediente administrativo da revista.

III - Convocar as reuniões do Conselho Editorial.

IV- Redigir a apresentação editorial de cada número da revista.

V - Submeter ao Conselho Editorial relatórios semestrais de suas atividades.

VI - Informar o Colegiado do PPGHIS, por meio de relatório anual, sobre a situação da Revista. 

Art. 5º - A revista possui um Conselho Consultivo.

§ 1º A composição do Conselho Consultivo será aprovada pelo Conselho Editorial, com mandato de três anos, podendo ser renovado a critério das partes.

§ 2º O Conselho Consultivo será composto por até quinze membros, doutores em História e áreas afins, vinculados a programas de pós-graduação nacionais e estrangeiros, ou a instituições de ensino superior e de pesquisa de reconhecida excelência.

§3º Os membros do Conselho Consultivo não podem ser professores dos quadros do PPGHIS.

§4º Os membros do Conselho Consultivo não podem publicar na revista.

Art. 6º - A revista divide-se em três seções:

§ 1º Dossiê - Organizado por, até, dois doutores em História e áreas afins, do PPGHIS, ou de outra instituição de graduação e pós-graduação nacional ou estrangeira. A organização dos dossiês será objeto de chamada pública e os candidatos submeterão um projeto ao Conselho Editorial, no qual devem constar: título, objetivo, temática proposta e curriculum atualizado. Uma vez aprovado, a "História, histórias" fará chamada pública para a submissão de artigos temáticos, que serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas. Os artigos avaliados e aprovados, que por motivos editoriais não sejam aproveitados para o dossiê, passarão a fazer parte do banco de artigos avulsos da revista e poderão ser publicados, mediante acordo escrito do autor, em até duas edições subseqüentes. Uma vez editado, o texto será enviado ao autor para a sua aprovação final e publicação. Os organizadores são responsáveis pela redação da apresentação do dossiê.

§2º Artigos avulsos - A revista recebe artigos em fluxo contínuo. Uma vez recebidos, os artigos serão encaminhados a, no mínimo, dois pareceristas. Uma vez aprovado e editado, o texto será enviado ao autor para a sua aprovação final e publicação. 

§3º Resenhas - A revista recebe resenhas em fluxo contínuo. Compete ao Editor e ao Comitê Executivo a apreciação do material enviado.

§4º Eventualmente, a critério do Conselho Editorial, a revista pode publicar traduções de textos já publicados no exterior, bem como inéditos, desde que relevantes para a área.

§5º Cada número da revista deve ter no mínimo 7 artigos.

Art. 7º O material enviado para publicação deve estar de acordo com as normas editoriais da Revista, atender aos padrões das normas da língua em que estiver escrito, ser original, e não estar em processo de avaliação por outro periódico; o ato de envio significa que o autor autoriza a "História, histórias" a publicar o trabalho.

Art. 8º A revista não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos e resenhas, sendo este de inteira responsabilidade dos autores.

Art.9º Além da língua portuguesa, a revista publica também em espanhol, inglês e francês.

Art. 10º No conjunto de contribuições de cada número - organização de dossiê, autoria de artigos, autoria de resenhas -, os autores procedentes do PPGHIS não poderão ultrapassar o número de um artigo por edição.