Notícias

Dossiê:  “História e Literatura: diálogos e interações” (vol. 8, n. 15, Ano: 2020)

2019-04-23

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DOSSIÊ - jan.jun. 2020

Dossiê:  “História e Literatura: diálogos e interações” (vol. 8, n. 15, Ano: 2020)

PRAZO PARA ENVIO DAS CONTRIBUIÇÕES: 23/08/2019

ORGANIZADORES:

Dra. Eloisa Perira Barroso – PPGHIS/UnB

Dra. Maria Veralice Barroso – Pós-doutoranda do PPGM/unB

Conforme o escritor  tcheco Milan Kundera a história interessa ao romancista na medida em que por meio de seus movimentos, a existência – objeto do literário romanesco – se ilumina e se mostra aos olhos e compreensão do criador do estético. Em suas palavras no livro A cortina (2006, p. 67),  a história “é como um projetor que gira em torno da existência humana e lança uma luz sobre ela, sobre suas possibilidades inesperadas, que em tempos tranquilos, quando a história fica imóvel, não se realizam, permanecendo invisíveis e desconhecidas.” Tal como se observa na proposição kunderiana, história e literatura mantiveram, desde sempre, relações de proximidade, o que requer por parte dos leitores, especialmente dos leitores pesquisadores, um olhar sensível que ultrapasse a ideia de hierarquia. Este gesto implicaria no entendimento acerca da importância de se considerarar as aproximações entre as duas narrativas enquanto tecituras reguladas pelos princípios de dialogicidade, destarte, de autonomia e de liberdade. Reconhecer o valor desta relação para extensão e aprofundamento acerca das questões voltadas à existência, implica antes de tudo, a negação de quaisquer gestos que pressuponham tentativas de homogeneização ou de  subordinação de uma narrativa em relação à outra.  

Buscando refletir sobre as possibilidades de interações entre História e Literatura, o dossiê “História e Literatura: diálogos e interações” espera receber reflexões - de Doutores, Doutorandos ou Mestres - que contribuam  para a ampliação e problematização das questões propostas, tanto do ponto de vista da construção quanto do ponto de vista da recepção das narrativas históricas e literárias.

Saiba mais sobre Dossiê:  “História e Literatura: diálogos e interações” (vol. 8, n. 15, Ano: 2020)

Edição Atual

v. 7 n. 14 (2019): Os manuscritos medievais da UnB (jul-dez)

A Seção de Obras Raras da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) custodia um corpus documental manuscrito produzido no final da Idade Média (séc. XIV), escrito em português arcaico. Basicamente, o corpus desdobra-se em três núcleos: 1) Vidas de Santos (conhecido também como Flos Sanctorum); 2) Diálogos de São Gregório; 3) Livro das Aves. As temáticas apresentadas em cada um deles permitem desenvolver trabalhos de pesquisa que se estendem da História, à Linguística, à História da Arte, à Literatura e à Filosofia. Ao mesmo tempo, suas características e tipologia oferecem oportunidades de especialização técnica às áreas da Biblioteconomia, da Arquivologia e da Museologia. Nesse sentido, a proposta deste dossiê tem acentuadas características multidisciplinares, e acolherá artigos que tenham os Manuscritos Medievais da UnB como fonte documental, com vistas à difusão desse importante conjunto de pergaminhos e ao seu conhecimento.

Publicado: 2019-08-11

Edição completa

Ver Todas as Edições

História, histórias (ISSN 2318-1729) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB). De acesso livre e gratuito, publica semestralmente artigos, traduções, entrevistas e resenhas em português, inglês, espanhol e francês. A revista não cobra taxas dos autores para realizar avaliação, edição e publicação de seus textos. Sua missão é ser um canal relevante de difusão de pesquisas científicas no campo da História, no país e no exterior. Informações para o envio de trabalhos estão disponíveis na seção Diretrizes para Autores

A REVISTA ESTÁ INDEXADA NOS SEGUINTES SERVIÇOS: 

___________________________________________________________________________________________________________________

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS (TEMÁTICA LIVRE) E RESENHAS - Fluxo contínuo, ou seja, em qualquer época do ano.

____________________________________________________________________________________________________________________