Objetivação e Poder: Das “Práticas Divisoras” do Sujeito à “Crítica” em Michel Foucault

Palavras-chave: Foucault. Sujeito. Poder. Poder de Objetivação

Resumo

Apesar de geralmente se dividir a obra foucaultiana em horizontes temáticos fixos: o saber na fase arqueológica, o poder na fase genealógica e a ética na fase da genealogia da ética –, este autor chegou a dizer que foi o sujeito o foco principal das suas pesquisas. Ou seja, que tudo giraria em torno dessa noção. Mas de qual sujeito Michel Foucault estaria falando? O presente artigo busca mostrar o tratamento específico dado pelo autor acerca de tal conceito, dando realce aos processos de objetivação que o atravessam, ao invés de se pensar em alguma teoria definitiva, acabada ou autônoma de sujeito, como encontramos em boa parte da tradição filosófica.   

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Biografia do Autor

Jorge Alberto da Costa Rocha, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS

Professor Adjunto de Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba., da qual é docente desde 1991. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA, 2013), Mestre em Filosofia (UNICAMP, 1999), Especialista em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA, 1992), graduado em Filosofia (UFBA, 1990). Acumulou, até março de 2009, dois mandatos como Diretor de Departamento (UEFS-DCHF).Área principal de atuação: os às vezes chamados de "filósofos pós-estruturalistas", sobretudo Deleuze e Michel Foucault, tendo como horizonte certo diálogo com o pensamento de filósofos ligados à Fenomenologia e ao Existencialismo (em especial Husserl e Merleau-Ponty), buscando marcar a partir desse embate seus contrastes e ultrapassamentos. É um dos coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UEFS) do subprojeto de Filosofia desde de maio de 2013 na UEFS, Tem experiência como professor de pós-graduação na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e em disciplina temática sobre Michel Foucault.

Aline Santana dos Santos Rocha, Universidade Salvador, UNIFACS

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2006) e mestrado em História pela UEFS (2011). Foi coordenadora administrativa e pedagógica da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Tem experiência no ensino de pós-graduação nas disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica (FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciência) e Mobilização Social (Faculdade Nobre - FAN). Foi professora da Escola de Negócios do Estado da Bahia (ENEB) da disciplina Sociologia, para o curso de Administração, Sociologia da Educação, para o curso de Pedagogia, e Metodologia da Pesquisa Científica também em nível de graduação. Leciona atualmente na UNIFACS - LAUREATE/ Feira de Santana e UNIRB-FARB em disciplinas de Projeto integrador, Comunicação, Fundamentos. Tem experiência na área de História, com ênfase em história da cultura afro-brasileira. Foi professora pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem livro publicado pela Editora UEFS (2016) com o Título:"Escravidão e liberdade no sertão das Umburanas (1850-1888)". Professora pesquisadora, com projeto de extensão ( FUSCA) - Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte e extensionista do ( ASCENDO), além de coordenadora do laboratório de comunicação da mesma instituição.

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Publicado
2019-05-13
Como Citar
ROCHA, J. A. DA; ROCHA, A. Objetivação e Poder: Das “Práticas Divisoras” do Sujeito à “Crítica” em Michel Foucault. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, v. 7, n. 1, p. 31-60, 13 maio 2019.