Lygia Fagundes Telles e o Bildungsroman no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018566

Palavras-chave:

romance de formação, história do romance brasileiro, Lygia Fagundes Telles

Resumo

O aumento da presença e relevância do Bildungsroman no Brasil em finais dos anos 40 do século XX; o lugar de Lygia Fagundes Telles nesse processo. Indicação de características da versão do subgênero então predominante; para descrevê-las, dada a importância de Telles para a história do subgênero no Brasil, a sua obra é tomada como referência principal do artigo: assim como a narração da história do subgênero ilumina as especificidades da sua obra individual, propõe-se que a análise da sua obra ilumina a história do subgênero no país. A seção inicial oferece uma definição operatória do Bildungsroman, descrevendo as suas características e motivações principais desde a sua aparição na Europa em finais do século XVIII. Uma seção seguinte discute a sua presença na história do romance brasileiro antes do período analisado, com foco comparativo no “romance de 30”. Duas seções seguintes caracterizam o Bildungsroman brasileiro dos anos 50 mediante comparações entre obras de Telles e de Clarice Lispector e Carlos Heitor Cony. Ao final, faz-se uma nota sobre a importância do subgênero para o romance brasileiro posterior.

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Referências

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Publicado

02/06/2019

Como Citar

Dolabela Chagas, P. (2019). Lygia Fagundes Telles e o Bildungsroman no Brasil. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (56), 1–12. https://doi.org/10.1590/2316-4018566