Chamadas

Chamada para artigos

Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.

Revista n. 58 (set./dez. 2019).

O número 58 trará uma seção temática sobre Novas poéticas da migrância

Se desde meados do século XIX a imigração constitui um dos elementos centrais da história e produção artística nacionais, nos últimos anos ela voltou a se tornar uma questão sobretudo política, jurídica, social e econômica. Para além das radicalizações xenófobas decorrentes de um discurso discriminatório, a atual crise dos refugiados e migrantes tem conduzido a um engajamento cada vez maior por parte da cena artística mundial e brasileira. Performances, exposições, filmes, documentários, peças de teatros, álbuns de quadrinhos multiplicam-se pelo mundo investindo o simbólico para buscar a alterização do nosso olhar sobre uma questão cuja crueldade diária e corriqueira passamos a nos habituar. Neste número, a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea dedicará uma seção especial às reflexões sobre a presença e a invisibilidade dos novos migrantes e refugiados (econômicos, políticos, climáticos ou relacionados à orientação sexual e à identidade de gênero) no cenário literário e artístico nacional. Serão selecionados artigos dedicados a pensar as transformações das modalidades de representação da migrância na literatura, suas relações com outras linguagens artísticas, bem como novas diretrizes epistemológicas sobre esta questão (exiliância, refúgio, espera, consideração, hospitalidade etc.)

Dossiê proposto por Leonardo Tonus (Sorbonne Université).

O prazo final para o envio de artigos para esta seção temática é 28 de fevereiro de 2019.

 

Revista 59 (jan./abr. 2020)

Seção temática: Literatura além do livro

A atual crise que se instalou no Brasil evidenciou as fragilidades do projeto de inclusão social, econômica e política  encenado na arena pública do país ao longo dos últimos 15 anos. Nesse contexto, novas iniciativas buscam experimentar o espaço literário fora de seus próprios limites. A cultura livresca vem sendo aos poucos transformada, diante do surgimento de uma produção cultural robusta e diversificada, que dinamizou e reinterpretou de várias formas o status do literário. Fazem parte desse fenômeno a aparição de saraus e slams, a projeção do graffiti, a ampliação da literatura digital entre outras formas de expressão. Considerando a pertinência de refletir sobre a cultura como um espaço de garantia de direitos e de formação de  cidadãos, este dossiê propõe a discussão sobre o estado da arte desta produção e as propostas críticas acerca de sua realização, que têm surgido tanto no Brasil quanto no exterior.  Sob uma perspectiva histórica e transnacional, espera-se promover um debate sobre as especificidades da produção cultural além do livro em um momento crítico de sua existência. 

Dossiê proposto por Marguerite Itamar Harrison (Smith College) e Diego Bustos (University of New Mexico).

O prazo final para o envio de artigos para a seção temática do nº 59 é 30 de abril de 2019.

 

A revista também recebe colaborações em fluxo contínuo para a seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea.

Resenhas

Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

As colaborações para a seção de tema livre e de resenhas são recebidas em fluxo contínuo.

As normas para publicação estão disponíveis em: https://goo.gl/VX55ov 

As colaborações serão recebidas pelo sistema da revista. Para enviar seu texto, acesse o sistema de Submissões: https://goo.gl/kPHVuh

Para outras informações, escreva para revistaestudos@gmail.com