Carolina Maria de Jesus e a autorrepresentação literária da exclusão social na América Latina:

olhares reversos aos de Eduardo Galeano e Octavio Paz

Autores

  • Larissa Paula Tirloni Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Marcelo Marinho Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40184411

Resumo

A literatura comparada dedica-se ao estudo das questões identitárias e das representações literárias interétnicas ou intersociais pelo viés privilegiado das relações interculturais. Em razão de seu amplo espectro de possibilidades de interpretação literária e cultural, a literatura comparada torna-se uma producente ferramenta para a análise dos diálogos transculturais em que se manifestam a aceitação ou a recusa das diferenças. Nessa perspectiva, o presente trabalho resulta de um estudo comparativo acerca da imagem literária da exclusão social, tendo como foco precípuo o relato autobiográfico da brasileira Carolina Maria de Jesus, em sua intersecção socialmente assimétrica com a escrita do mexicano Octavio Paz e do uruguaio Eduardo Galeano. No que se refere à subjetividade autoral, a brasileira lança mão de um poder expressivo que alcança significados para além da mera representação, pois seu testemunho parte de um lugar de enunciação que é aquele do próprio excluído: o conhecimento empírico da existência de uma catadora de papel, mulher, negra, migrante, mãe, descendente de escravos no Brasil, migrante sem perspectivas de vida, chefe solitária de família, moradora em favela, ser humano privado de cidadania. Nas páginas desse diário de desventuras, o testemunho existencial de Carolina traz à luz representações literárias e imagens simbólicas sobre uma importante parcela da sociedade que se encontra à margem, invisível aos demais segmentos da população. Essa parcela invisível da sociedade corresponde àqueles que Octavio Paz batiza como “ninguneados”, àqueles que Eduardo Galeano homenageia com seu poema “Los nadies”: seres humanos cuja existência é voluntariamente apagada ou ignorada nas manifestações culturais e nas relações sociais que conformam as hierarquias cotidianas e os modos de experiência de vida. Em próprio conhecimento de causa, Carolina corporifica uma voz autoral poeticamente expressiva que traz a lume a vida e a história silenciadas dos que se encontram à margem, por mais que sejam parte integrante da história de seu povo e do conjunto da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDIDO, Antonio (1997). Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia.

CUNHA, Karla Pereira (2004). Busca por uma identidade latino-americana através da literatura: estudo das obras Cien Años de Soledad de Gabriel García Márquez e El Laberinto de la Soledad, de Octavio Paz. In: ENCONTRO MEMORIAL DO ICHS, 1. Anais..., Mariana: UFOP. Disponível em: <http://goo.gl/r0m0Mu>. Acesso em: 9 out. 2013.

EAGLETON, Terry (1997). Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes.

FERRÉZ (2005a). Capão Pecado. São Paulo: Objetiva.

FERRÉZ (2005b). Literatura marginal. Talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir. Disponível em: <http://goo.gl/X7DpLM>. Acesso em: 7 out. 2013.

GALEANO, Eduardo (1989). El libro de los abrazos. Montevideo: Siglo XXI.

GALEANO, Eduardo (1971). Las venas abiertas de América Latina. Madrid: Siglo XXI.

JESUS, Carolina Maria de (2006 [1960]). Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática.

LAJOLO, Marisa (1998). A figura do negro em Monteiro Lobato. Presença pedagógica, Belo Horizonte, v. 4, n. 23, p. 21-31. Disponível em: <http://goo.gl/NS4Qki> Acesso em: 7 out. 2013.

LAJOLO, Marisa (2011). Carolina Maria de Jesus. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG. (v. 1, Precursores.)

LINS, Paulo (2002 [1997]). Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras.

MOREIRA, Maria Eunice (2003). Cânone e cânones: um plural singular. Porto Alegre: PUC-RS.

NAXARA, Márcia Regina (1998). Estrangeiro em sua própria terra. São Paulo: Annablume/FAPESP.

NINGUNEAR. In: Dicionario de la Real Academia Española. Versão online. Disponível em: <http://goo.gl/H9Fsnb>. Acesso em: 12 jan. 2014.

PAGEAUX, Daniel-Henri (2011). Musas na encruzilhada: ensaios de literatura comparada. São Paulo: Hucitec; Santa Maria: UFSM; Frederico Westphalen: URI.

PAZ, Octavio (1983). Tiempo nublado. Barcelona: Seix Barral.

PAZ, Octavio (1990). Pequeña crónica de grandes días. Espanha: Fondo de Cultura Economica de España.

PAZ, Octavio (1991 [1969]). Posdata. 24. ed., México: Siglo Veintiuno.

PAZ, Octavio (1991 [1978]). El ogro filantrópico. Barcelona: Seix Barral.

PAZ, Octavio (1997 [1950]). El laberinto de la soledad. Madrid: Cátedra.

PAZ, Octavio (1998). La selva Lacandona. Vuelta, México, v. 20, n. 231, p. 8-12.

PORTO, Luana Teixeira (2012). Marginalidade e exclusão social: uma leitura do conto “Lixo e purpurina”. Literatura em debate, Frederico Westphalen, v. 6, n. 10, p. 140-141.

RIBEIRO, João Ubaldo (1984). Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Downloads

Publicado

12/08/2014

Como Citar

Tirloni, L. P., & Marinho, M. (2014). Carolina Maria de Jesus e a autorrepresentação literária da exclusão social na América Latina:: olhares reversos aos de Eduardo Galeano e Octavio Paz. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (44), 249–270. https://doi.org/10.1590/2316-40184411