As coisas fora do lugar:

modos de ver em Bernardo Carvalho

Autores

  • Stefania Chiarelli

Resumo

O artigo discute a construção do narrador no romance O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho. Nesta narrativa, a presença de um personagem-escritor se vincula ao tópico do deslocamento e da errância. A condição de descendente de imigrantes japoneses determina sua percepção de mundo e problematiza o discurso a respeito do estrangeiro em nossa cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CALLIGARIS, Contardo. “O barulho de fundo da metrópole americana é o burburinho de mil histórias engasgadas”. Disponível em http://www.verdestrigos.org.

CARVALHO, Bernardo. Teatro. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

______. O sol se põe em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

______. “Entrevista”. Revista Z, nº 2, ano III, abr.-jul. 2007. Disponível em http://www.pacc.ufrj.br. Entrevista concedida a Beatriz Resende.

LESSER, Jeffrey. A negociação da identidade nacional: imigrantes, minorias e a luta pela etnicidade no Brasil. Trad. de Patrícia Zimbres. São Paulo: UNESP, 2001.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Trad. de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

01/07/2011

Como Citar

Chiarelli, S. (2011). As coisas fora do lugar:: modos de ver em Bernardo Carvalho. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (30), 71–78. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9137

Edição

Seção

Seção Temática