A culpa na ficção de Lygia Fagundes Telles

Autores

  • Carlos Gomes

Resumo

O artigo analisa o impasse entre a culpa da protagonista e o silêncio do subalterno como uma forma estética de debater o papel social da literatura nos contos de Lygia Fagundes Telles: “Natal da barca”, de Antes do baile verde (1970), e “Dia de dizer não”, de Invenção e memória (2000). Neles, as protagonistas tentam expurgar os problemas sociais, contudo são traídas por seus sentimentos, ressaltando a culpa como uma herança social coletiva. Metodologicamente, são usados alguns conceitos da análise sociológica da literatura que propõe o estudo da ligação entre literatura e sociedade por meio das opções estéticas que incorporam as influências sociais à estrutura da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDIDO, Antonio. “Literatura de dois gumes”, em . A educação pela noite e outros ensaios. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx. Trad. de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

GOMES, Carlos Magno. “O mal-estar da escritora em Lygia Fagundes Telles”, em Cardoso, Ana Leal e GOMES, Carlos Magno (orgs.). Do imaginário à s representações na literatura. São Cristóvão: Editora da UFS, 2007.

JAMESON, Fredric. O inconsciente político. Trad. de Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Ática, 1992.

JAMESON, Fredric. O marxismo tardio: Adorno, ou a persistência da dialética. Trad. de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Unesp/Boitempo, 1997.

LUCAS, Fábio. “A ficção giratória de Lygia Fagundes Telles”. Revista Cult, São Paulo, no 23, ano II, jun. 1999.

POLAR, Antonio Cornejo. O condor voa. Trad. de Ilka Valle de Carvalho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

RÉGIS, Sônia. “A densidade do aparente”. Cadernos de Literatura Brasileira, no 5. Instituto Moreira Salles, São Paulo, 1998.

TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. 9a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

______. “Natal na barca”, em ______. Antes do baile verde. 16a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

______. “Dia de dizer não”, em ______. Invenção e memória. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

Downloads

Publicado

06/07/2018

Como Citar

Gomes, C. (2018). A culpa na ficção de Lygia Fagundes Telles. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (30), 41–51. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9134

Edição

Seção

Seção Temática