As cenas da crueldade:

ficção brasileira contemporânea e experiência urbana

Autores

  • Ângela Maria Dias

Resumo

O artigo propõe-se a refletir sobre o princípio de crueldade no horizonte da produção artística contemporânea no Brasil. Assim, esboça como alternativas desenvolvidas, entre enredos e imagens, a encenação obscena da cotidiana violência e ou a dramatização da conivência com o “bovarismo” da imagem, típico da educação sentimental das massas. O contexto tecno-midiático e a dinâmica hostil do mútuo do estranhamento na sociabilidade urbana, aqui são tomados como temas prevalentes na literatura de importantes autores. Nesse sentido, pretende-se desenvolver uma investigação a respeito dos olhares possíveis sobre a alteridade, delineados no conjunto atual de criações: o propriamente cruel, o exótico e o melancólico. O que poderá indiciar alguns dos impasses na escrita do outro, em diversas pautas e alternativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Trad. de Júlio Castagnon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DIAS, Ângela Maria. “Brasil+500, o grande museu de si mesmo”, em VILLAÇA, Nízia e GÓES, Fred (org). Nas fronteiras do contemporâneo. Rio de Janeiro: Mauad/FUJB, 2001.

______. “Violência e miséria simbólica na cidade de André Sant’Anna”. Estudos históricos, nº 28. Rio de Janeiro, 2001, pp. 71-85.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FONSECA, Rubem. “Intestino Grosso”, em Feliz ano novo. Rio de Janeiro: Artenova, 1975.

PIGLIA, Ricardo. “Ficção e teoria: o escritor enquanto crítico”. Travessia: revista de literatura, nº 33. Florianópolis: Editora da UFSC, agosto/ dezembro,1996, pp. 47-59.

______. A cidade ausente. 2ª ed. Trad. de Sérgio Molina. São Paulo: Iluminuras, 1997.

ROSSET, Clément. O princípio de crueldade. 2ª ed. Trad. de José Thomaz Brum. Rio de janeiro: Rocco, 2002.

SANT’ANNA, André. Sexo. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.

SANT’ANNA, Sérgio. O vôo da madrugada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SLOTERDIJK, Peter. Critique of cynical reason. Trad. de Michael Eldred. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1997.

XEXÉO, Artur. “Surpresa na tela do cinema”. Jornal do Brasil, Caderno B. Rio de Janeiro, agosto de 2000.

Downloads

Publicado

01/14/2011

Como Citar

Dias, Ângela M. (2011). As cenas da crueldade:: ficção brasileira contemporânea e experiência urbana. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (26), 87–96. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9079

Edição

Seção

Seção Tema Livre