Poesia ao vivo: algumas implicações políticas e estéticas da cena literária nas quebradas de São Paulo

Carlos Cortez Minchillo

Resumo


Este artigo é resultado da observação recente da cena literária dos saraus e slams de poesia na cidade de São Paulo. Organizados e frequentados especialmente por jovens de classes economicamente menos privilegiadas de regiões pobres e periféricas da cidade, saraus literários e slams de poesia sugerem interessantes questões de natureza política, ética e estética. Defendo que esses eventos em que predomina a performance de poesia são potencialmente revolucionários não apenas pelas mensagens de contestação e ameaça que muitos textos, flagrantemente inspirados pela cultura hip-hop, veiculam, mas, sobretudo, pelo modo como eles são apresentados e pela rede de sociabilidade “marginal” que eles ajudam a estabelecer. Atrelados ao movimento maior de fortalecimento das vozes subalternas na sociedade brasileira, slams e saraus têm contribuído para a construção de discursos contra-hegemônicos que potencialmente desestabilizam representações sociais cristalizadas. Ao mesmo tempo, desafiam noções amplamente aceitas sobre o que é literatura, como ela é produzida e difundida.


Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2016 Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

ISSN 1518-0158 (Impresso)

ISSN 2316-4018 (On-line)

Qualis A1

Fale conosco

Licença Creative Commons
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não-comercial 4.0 Não Adaptada.

Os artigos publicados em estudos de literatura brasileira contemporânea são indexados em: ScopusSciELO, DOAJEmerging Sources Citation IndexERIH PlusMLA International Bibliography, REDIB, Dialnet, CLASE. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociaes y HumanidadesUlrichsWeb, Redalyc, Libris, MiarPortal de Periódicos da Capes, Diadorim, DRJILatindex, Biblat, Actualidad Iberoamericana, OAJICitefactor e WorldCat.

                                 Dialnet                           Open Academic Journals Index    LiVre                    

 

A revista estudos de literatura brasileira contemporânea integra a LATINOAMERICANAAsociación de revistas académicas en Humanidades y Ciencias Sociales